O Carnaval é a época perfeita do ano para se divertir com os amigos, conhecer pessoas novas, dançar ao som das músicas mais animadas do verão e, de quebra, ter uns dias de folga do trabalho ou dos estudos. É nesse período em que deixamos as preocupações de lado e a única regra é se divertir. Mas, nem só de alegria é feito o Carnaval. Isso porque, em meio ao glitter, marchinhas e fantasias, essa festa também é marcada pela ingestão excessiva de álcool entre os jovens e adultos.
O consumo nocivo de álcool traz péssimas consequências, como a diminuição do reflexo, confusão mental e comprometimento dos movimentos, o que pode levar a acidentes em maior ou menor grau. E ainda, segundo a Organização Mundial da Saúde, o álcool chega a ser fatal para pessoas entre 20 e 39 anos em 13,5% dos casos. Para ficar só com a parte boa da folia, a Farmácia Indiana vai te dar dicas para se preparar para essa festa, e o que fazer para evitar a ressaca pós bloquinhos de Carnaval.
Como acontece a ressaca em nosso corpo?
Antes de saber como curar a ressaca, é preciso saber o que se passa em nosso corpo que faz com que isso aconteça. Basicamente, quando bebemos álcool exageradamente, ele precisa ser transformado em ácido acético para, aí sim, ser eliminado pelo organismo. Mas esse processo acontece de forma lenta pelo fígado, que precisa produzir enzimas que absorvem o etanol, mas o fígado demora a fazer essa transformação.
Enquanto há essa demora, existe a presença de acetaldeído no organismo, uma substância tóxica que se instala em vários órgãos do corpo, gerando desequilíbrio. É assim que começamos a sentir os sintomas da ressaca, como por exemplo:
- Dores de cabeça: Uma das consequências da ressaca é a desidratação do nosso corpo. O etanol que causa a desidratação também diminui a coagulação do sangue. Com isso, o fluxo sanguíneo cerebral desacelera, os vasos sanguíneos se dilatam e há a dor de cabeça.
- Dores no corpo: Com a desidratação, também há a perda de sais minerais como o potássio e o sódio, essenciais para a estrutura da fibra muscular. Ou seja, sem eles, nossos músculos se tornam mais sensíveis à dor.
- Enjoo: A presença de álcool no organismo faz com que haja o aumento da produção de suco gástrico e de secreções intestinais. Esse aumento provoca irritação nas paredes do estômago, provocando queimação, diarréia e gastrite.
- Sede: O álcool tem grande poder diurético, levando nossos rins a produzirem mais urina. Quando expelimos essa urina, perdemos água e essa desidratação é percebida pelos tecidos e mucosas, fazendo com que nosso corpo fique sedento por água.
- Sensibilidade à luz: Por conta da intoxicação do álcool, o sistema nervoso já está debilitado , fazendo com que nossa retina fique irritada com mais facilidade. Dessa forma, ocorre a fotossensibilidade, ou irritação dos olhos à luz.
Conheça 9 maneiras de se livrar da ressaca de Carnaval
Agora que você já sabe como acontece o mal-estar que sucede a ingestão de álcool, resta saber qual a solução para combater a ressaca. Listamos abaixo diferentes formas de ficar bem após a folia!
1 – Beba bastante água
Como você já sabe, uma das principais consequências da ressaca é a desidratação, por isso, é ideal ter sempre à mão uma garrafa de água mineral para beber ao longo do dia. Durante os bloquinhos, você pode intercalar as bebidas alcoólicas com a água para manter o corpo hidratado. E como a hidratação nunca é demais, depois da folia, também beba alguns copos d’água para que o organismo metabolize melhor o álcool enquanto você descansa.
2 – Coma bem no dia seguinte
Se possível, capriche no café-da-manhã pré Carnaval, ingerindo carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Além disso, levar com você alguns alimentos rápidos e fáceis de comer como castanhas, biscoitinhos, paçocas, entre outros, vai ajudar a manter sua energia e evitar a hipoglicemia. Mas, como a gente sabe que nem sempre dá para se alimentar bem antes e durante os bloquinhos, evite ao máximo chegar em casa e descansar sem fazer uma refeição. Evite gorduras ou comidas pesadas, e prefira um prato rico em vegetais, carboidratos, frutas e líquidos.
3 – Tome um remédio específico contra a ressaca
Há remédios para a ressaca perfeitos para ajudar a diminuir os sintomas como dores de cabeça, enjoos e queimação. Uma das novidades para ficar bem disposto depois da folia é o Engov After, que é um revigorante físico em forma de bebida que é composta de glicose, sais minerais e cafeína. Além disso, um bom analgésico evita as dores de cabeça no dia seguinte. Só não pense que tomar uma série de remédios irá resolver: ingira apenas um deles para amenizar os sintomas, sem exageros!
4 – Dê um descanso para seu corpo
No Carnaval, muitas pessoas buscam aproveitar todos os dias, sem perder nenhum minuto de festa. Nem por isso, você precisa beber todos os dias. Para o nosso corpo, é ideal dar um prazo de 48 horas para a recuperação do organismo, porque nosso corpo fica muito sensível mesmo depois de horas sem colocar uma gota de álcool na boca. Por isso, repouse ao máximo, mantenha as luzes apagadas e se mantenha deitado para ajudar a recarregar as energias. E no bloquinho do dia seguinte, dê uma folga para o organismo e fique na água e no suco, seu corpo vai agradecer e você vai se manter disposto durante todo o dia!
5 – Evite o café e prefira sucos de frutas
Quando bebemos demais, costumamos ouvir a seguinte recomendação: “beba um café para curar a dor de cabeça!”. Mas será mesmo que o café cura ressaca? Na realidade, o café tem propriedades diuréticas, que podem contribuir para aumentar a desidratação do corpo. Por isso, ainda que uma xícara dessa bebida seja bem-vinda para amenizar as dores de cabeça, é mais recomendado apostar no suco de fruta, que contém frutose. Essa substância ajuda a remover o álcool mais rapidamente do organismo.
6 – Evite as misturas
Uma das formas de piorar sua ressaca é, sem dúvida, a mistura de substâncias. Quando você bebe cerveja juntamente com destilados super concentrados como o uísque, a batida, o licor, a cachaça, entre outros, você piora a sensação de desconforto no organismo, e o processo de recuperação fica ainda mais difícil. Além disso, beber e fumar são a combinação mais nociva para o corpo, já que essa dupla acelera a intoxicação corporal. No fim das contas, a cerveja é a “menos pior” das bebidas, mas a chave de tudo é a moderação.
7 – Chás purificantes são grandes aliados do seu corpo
Outra bebida que vale a pena ser incluída no seu detox de álcool é o chá. É de conhecimento geral o poder que cada tipo de erva tem no organismo, e muitas delas ajudam a renovar as células hepáticas. Esse processo de renovação é importantíssimo para acelerar o processo de purificação das toxinas presentes no corpo devido ao álcool. Entre os principais estão o chá de erva-cidreira, de erva-picão e de macela.
8 – Invista em alimentos integrais
A lista de alimentos para quem quer saber como melhorar a ressaca é vasta, mas quais são realmente eficazes? Os integrais! Para proteger o estômago e dar uma ótima sensação de saciedade, o pão e o arroz integrais podem ser consumidos de forma abundante. O álcool, que é corrosivo para o estômago, tem seus efeitos inibidos pelo consumo desses alimentos. Além disso, eles ajudam a acelerar a recuperação.
9 – Esqueça as receitas milagrosas
Um dos hábitos mais comuns dos foliões que abusam do álcool é procurar por receitas rápidas e mágicas para combater a ressaca. Fuja dos sucos milagrosos e das pílulas contra a ressaca, por mais tentadoras que essas soluções pareçam. Além de não terem comprovação científica, com nossas dicas anteriores, você já sabe que não é preciso fazer nada de outro planeta para amenizar os efeitos pós bloquinhos.
O fato é que o processo de recuperação da ressaca pode ser rápido ou nem tanto, mas pode ser muito menos incômodo quando você respeita o seu corpo. Passar do ponto de vez em quando é normal, ainda mais numa época tão descontraída do ano, mas saber se cuidar após isso é a chave para aproveitar os próximos dias de folia da melhor maneira!
A Farmácia Indiana tem o que é preciso para te ajudar após a curtição nos bloquinhos! Agora que você já sabe como acabar com a ressaca, continue navegando em nosso blog e descubra ainda mais sobre saúde e estilo de vida!