A partir do momento que todos nós precisamos passar mais tempo em casa e evitar o contato com outras pessoas por causa da pandêmia do coronavírus, a procura por exercícios para fazer em casa explodiu, com canais fitness publicando vídeos de treinos variados, muitos deles usando o peso do próprio corpo.
Para quem não tem experiência com esses tipos de exercícios, alguns itens podem ajudar a aumentar a resistência física, perder peso e ganhar mais definição muscular.
A sua quarentena nunca mais será a mesma depois que você aprender a se exercitar em casa e ficar preparada para aproveitar a vida do lado de fora quando tudo voltar ao normal e houver segurança para praticar esportes ao ar livre na companhia de outras pessoas. Vamos conhecer alguns deles logo abaixo!
O que você precisa para treinar em casa
1. Luva de treino
Queridinha na academia, a luva de musculação é a melhor forma de proteger as mãos do contato direto com barras e pesos, melhorando a pegada e firmeza na hora de fazer os exercícios.
Elas estão disponíveis em diversos tamanhos, servindo em praticamente todos os formatos de mãos, sejam masculinas ou femininas.
Além de ser importante que as luvas de academia fiquem justas nas mãos, elas também não devem ter costuras nas laterais, pois esse excesso de tecido podem causar coceira e até irritação na pele.
Prefira modelos sem rebarbas e que também contam com tratamento antibacteriano, que impede a formação de fungos por causa do suor acumulado no tecido.
2. Bola de pilates
É provável que você já tenha visto uma bola de pilates em uma clínica de fisioterapia ou academia de ginástica e sempre se perguntou como fazer exercícios com ela.
Por exigir muito equilíbrio e coordenação motora, a bola para fazer pilates acaba sendo indicada para todos que procuram por um exercício de baixo impacto ou estão passando por fisioterapia.
Dentre os exercícios com bola de pilates que podem ser praticados, podemos citar alguns que ajudam a emagrecer e fortalecer os músculos do abdômen. Abdominal, flexão, agachamento e elevação de pernas, entre outros exercícios que trabalham grandes e pequenos grupos musculares.
Além de ser benéfica para a postura, o uso da bola para pilates no dia a dia também é indicado para grávidas que precisam se exercitar sem causar mal à saúde do seu bebê.
3. Faixa elástica
Engana-se quem pensa que uma faixa elástica não oferece muitos benefícios à saúde. Esses acessórios para fazer exercícios em casa são muito úteis para recuperação das articulações e músculos.
Na prática de pilates, as faixas elásticas são parte fundamental dos exercícios dessa modalidade esportiva. O ideal é que a usuária comece com faixas de baixa resistência e avance para as de alta resistência apenas quando sentir que está progredindo nos treinos.
Além de ser uma opção barata para treinar em casa, o uso da faixa elástica também auxilia nos treinos de força, aumentando a explosão muscular dos praticantes em outros esportes como a musculação, por exemplo.
No momento de escolha do produto, procure se informar sobre os níveis de resistência, já que os músculos acima da cintura exigem menos esforço, enquanto que os abaixo dela suportam mais esforço.
4. Corda de pular
Um dos exercícios que fizeram parte da infância de muitas pessoas se tornou um esporte adotado por diversos esportistas, sejam eles amadores ou profissionais.
O hábito diário de pular corda traz inúmeros benefícios para a saúde como fortalecimento dos músculos do abdome e dos glúteos, deixa as pernas mais fortes, melhora da coordenação motora, entre outros.
Muitas cordas contam com contador de pulos, o que permite acompanhar o progresso e entender melhor quantos pulos são dados ao longo dos dias e semanas.
Para começar, procure se aquecer por um ou dois minutos pulando no lugar, sem a corda. Depois, com a corda em mãos, pule devagar e aumente o ritmo.
Repita esse processo algumas vezes e descanse. Em pouco tempo você vai sentir uma melhor firmeza na região abdominal, além de notar uma melhora na postura corporal como um todo.
5. Tapete para exercicios
Se você planeja se exercitar dentro de casa é imprescindível ter um tapete de treino. Ele vai evitar que você entre em contato com o piso e possa fazer seus alongamentos e flexões com mais conforto.
Muitos tapetes de yoga, por exemplo, contam com revestimento antiderrapante que previne escorregões e acidentes durante a execução dos exercícios voltados para essa modalidade.
Caso esse seja o seu primeiro tapete para praticar yoga, considere a compra de um modelo com espessura entre 5mm e 8mm, pois ambos mantêm os pés firmes e estáveis, além de protegerem a coluna e articulações durante os exercícios.
Aos poucos você vai desenvolver e praticar seu autoconhecimento, paz interior e, sobretudo, criar consciência corporal, elementos que só a prática diária de Yoga, seja qual for a modalidade, vai te proporcionar.
6. Roda de exercícios
Exercícios para definir a barriga e queimar gordura abdominal são os mais desafiadores para quem está em busca de um corpo atlético.
É importante ter em mente que um abdômen trincado é fruto de intensidade e consistência e não surge da noite para o dia. E a roda abdominal pode se tornar uma aliada para alcançar esse objetivo.
Mesmo iniciantes podem aproveitar a academia em casa para praticar com o acessório.
Basta apoiar os joelhos sobre um tapete de musculação, segurar em ambas as extremidades da roda de exercícios e mover o corpo lentamente para frente até que ele fique esticado e para trás, retornando à posição inicial.
Sempre que possível, procure orientação médica antes de realizar qualquer exercício e acompanhamento profissional para poder aproveitar todos os benefícios que cada um deles pode oferecer.
Agora que você já sabe quais acessórios e equipamentos pode usar para treinar em casa e manter a sua saúde física e mental em dia, aproveite para conferir outros artigos no nosso blog que vão te ajudar a ter uma vida mais saudável, produtiva e repleta de bons momentos ao lado de quem você mais gosta.