Fazer as crianças comerem alimentos saudáveis pode ser uma tarefa difícil, não é mesmo?! E se é um desafio levar aos seus filhos uma dieta nutritiva, rica em frutas, legumes e grãos integrais, transforme as refeições em momentos divertidos! Sabemos que introduzir uma alimentação adequada é um passo importante desde os seis meses de vida do bebê, que é quando ele já pode começar a provar alimentos além do leite materno.
Dessa forma, esses primeiros meses são decisivos no desenvolvimento do paladar da criança, e você deve ser persistente para que desde essa idade o seu filho seja acostumado a provar de tudo e a apreciar novos sabores.
Carolina Tenório, nutricionista há 12 anos, com experiência na área de nutrição materno-infantil, explica que provavelmente os bebês não vão aceitar qualquer alimento na primeira vez em que for ofertado.
“A minha principal dica na introdução alimentar é ter paciência e persistência”, explica, afirmando ainda que os pais não devem forçar o bebê a comer, mas sim ter sensibilidade de entender os sinais de fome e de saciedade. Com isso, o bebê precisa aprender a desenvolver o paladar e entender que o alimento vai fazer com que ele fique saudável.
A nutricionista diz ainda que o primeiro ano é um grande desafio para o bebê e para os pais, mas que é preciso sempre persistir na variedade de opções quanto a cores e sabores, e ainda priorizar alimentos naturais. Com o tempo, é normal que o bebê desenvolva suas próprias preferências e curiosidades.
E é aí que pode entrar uma nova questão: conforme a criança cresce e desenvolve sua personalidade, pode ser difícil convencê-la a comer certos tipos de alimentos. Por isso, separamos algumas dicas para você conseguir que o seu filho se alimente bem sem que isso precise ser algo estressante para a rotina!
Dicas para introduzir uma alimentação saudável para crianças
Dê um bom exemplo
Se você deseja que seu filho coma brócolis ou outros vegetais, primeiro coma brócolis ou outros vegetais. As crianças comem alimentos com os quais estão familiarizados. Não é surpresa que as crianças resistam a novos alimentos se não estão habituadas a verem os adultos comento. Dê a elas a chance de se acostumarem com a nova comida. Quando você começar a comer, descreva o sabor e o cheiro para que elas tenham curiosidade de experimentar.
Não imponha quantidades de maneira agressiva
O trabalho dos pais é oferecer alimentos saudáveis. O trabalho de uma criança é experimentar os alimentos que são oferecidos. Não crie uma batalha e nem faça regras sobre a quantidade de comida que as crianças precisam comer – acredite, elas se rebelarão. Tenha paciência e tente fazer acordos amigáveis sobre o quanto a criança está disposta a comer um legume, por exemplo. E tenha em mente que mesmo que ela coma pouco, já é um passo para que, em uma próxima vez, ela tope comer uma quantidade maior.
Leve as crianças para a cozinha
Se seus filhos se envolverem na escolha ou preparação de refeições, eles estarão mais interessados em comer o que criaram. Leve-os ao mercado e deixe-os escolher produtos para cozinhar. Se tiverem idade suficiente, permita-lhes cortar legumes e misturá-los em uma salada. Envolva seus filhos em todos os aspectos da preparação de uma refeição ou lanche, desde o planejamento, preparação, serviço e limpeza. As crianças que ajudam na cozinha experimentam mais alimentos, adquirem confiança em suas habilidades e também se tornam mais responsáveis.
Mostre que a comida pode ser divertida
Monte pratos coloridos quando planejar as refeições, escolhendo as cores e formatos. Isso ajudará seu filho a participar da refeição e ficará animado em comer o arco-íris no prato! Os alimentos coloridos e brilhantes não são naturalmente mais atraentes para as crianças, mas quanto mais cores tiver um prato, melhor! Então invista em alimentos como pepino, tomates, couve-flor e cenoura, mostrando a diversidade de cores ou mesmo criando figuras. Afinal, quem nunca tratou o brócolis como uma arvorezinha?
E você pode ainda montar o prato de uma maneira descontraída, pois uma mudança na apresentação pode fazer toda a diferença e não leva muito tempo extra. Cansou de frutas fatiadas? Faça um espetinho com elas! Palitos cheios de cubos de frutas coloridas são sempre divertidos. Inclua também uma opção saudável de mergulho, como iogurte. As crianças adoram isso!
Aposte em alimentos que não parecem saudáveis, mas são
Os smoothies são perfeitos para incluir laticínios, frutas e até vegetais no dia a dia do seu filho. Eles lembram bebidas como milk-shake, mas são muito mais saudáveis! As crianças que não estão muito dispostas a provar verduras cozidas na hora do jantar podem amar um smoothie verde brilhante e doce feito com espinafre ou couve. Uma criança que não gosta de beber leite na hora do lanche pode amar um smoothie feito com morango e iogurte. Apenas certifique-se de que seu filho saiba o que está ingerindo, afinal você não quer enganá-lo. E peça ajuda para colocar tudo no liquidificador e ligá-lo. Um canudo divertido também pode fazer toda a diferença!
Crie uma disciplina na rotina
As crianças precisam de horários para comer. Se você planeja isso, a dieta do seu filho será muito mais equilibrada e ele terá uma rotina definida para comer refeições saudáveis e também para entender quais os momentos em que ele poderá comer uma guloseima. Prepare uma refeição para a família toda e sirva de maneira que todos apreciem a comida em conjunto. As crianças geralmente imitam o comportamento de seus pais, então os momentos em família à mesa são muito importantes.
Não proíba guloseimas
Claro que existe idade para tudo, mas se seu filho já é grandinho, não há motivos para privá-lo de doces e outras besteiras, desde que haja limite. Comer pipoca no cinema ou devorar um sundae no parque são alguns dos verdadeiros prazeres da vida. Enquanto você conseguir equilibrar esses momentos com escolhas alimentares inteligentes e atividade física, seus filhos ficarão bem. Portanto, se sua criança tem uma rotina alimentar saudável, não é um problema deixar que ela aproveite seus doces e guloseimas favoritos de vez em quando.
Não entre em pânico quando seu filho recusar alimentos importantes. Tenha paciência e saiba que com algumas atitudes criativas, é possível garantir que sua criança cresça saudável e forte! E isso com certeza irá fazer com que ela desenvolva bem o seu paladar e tenha uma vida adulta mais balanceada também.
Conta para a gente o que seu filho mais gosta de comer e como você está introduzindo os alimentos. Ficamos feliz em te ajudar com algumas dicas para cuidar da saúde de quem você ama. No nosso blog, você ainda confere mais dicas de cuidados com as crianças, e pode comprar brinquedos, suplementos e muito mais na nossa loja online!