Homens e mulheres sabem o quanto é importante sentir prazer durante o sexo, algo que faz parte da vida de qualquer ser humano jovem ou adulto
Mesmo com todos os benefícios proporcionados pela relação sexual, ela vem acompanhada por muitas responsabilidades, tanto em relação à gravidez quanto aos perigos trazidos pelas doenças sexualmente transmissíveis, incluindo, a pior de todas: o HIV.
No entanto, isso não significa que você deve deixar de ter momentos de prazer com o seu parceiro ou a sua parceira. Por isso que existem os métodos contraceptivos como o preservativo, seja a camisinha masculina ou camisinha feminina.
Nos próximos parágrafos, você vai tirar as suas dúvidas de como escolher a melhor camisinha de acordo com a anatomia do seu órgão sexual. Também vamos conhecer algumas vantagens da camisinha, finalizando com como colocar uma camisinha, algo que ainda gera constrangimento entre namorados e casais mais novos. Vamos lá!
Como escolher a melhor camisinha
O mercado está repleto de modelos diferentes de camisinhas, cada uma para atender um perfil de homem ou mulher.
Existem preservativos que se ajustam ao tamanho do pênis, considerando sua curvatura e espessura e existem também aqueles que se ajustam ao canal vaginal. Há ainda os modelos antialérgicos, extra finos, com sabor, que acompanham gel retardante ou são espermicidas.
Antialérgica
Essas versões são produzidas com base no látex natural, um material que não causa reações alérgicas em contato com a pele do pênis ou da vagina. Alguns preservativos antialérgicos são produzidos em poliuretano (também conhecido como látex sintético) e tactylon (plástico a base de estireno).
Portanto, eles são os melhores amigos de homens e mulheres que costumam lidar com episódios de irritação, coceira ou qualquer outra manifestação alérgica do produto quando ele está próximo ao órgão genital.
Com sabor
Os amantes do sexo oral protegido podem sentir desejo de praticá-lo com o parceiro ou a parceira. Para fugirem da rotina, muitos acabam recorrendo aos preservativos com sabor.
Esses produtos tem como função proteger ambos durante a relação sexual, despertar a libido e apimentar a relação entre ambos os sexos.
O fato do preservativo masculino ter gosto e cheiro de frutas e doces, por exemplo, torna-o uma aposta das marcas de camisinhas para atrair mais consumidores e, assim, estimular o sexo seguro.
Extra fina
Há quem prefira transformar o sexo com camisinha em uma experiência mais natural e menos desagradável por causa do atrito do material do preservativo com os órgãos genitais. Diante dessa necessidade por um produto mais natural, surgiram os primeiros preservativos na versão extra fina.
Esse modelo está presente na maioria dos preservativos masculinos, sendo o mais usado por homens que desejam uma experiência sexual mais sensitiva e próxima daquela que teriam quando há o contato natural do pênis com a vagina.
Gel retardante
Muitos homens sofrem com ejaculação precoce e acabam lidando com o constrangimento de “queimar a largada” com as suas parceiras logo nos primeiros minutos do sexo. Como nem todos eles têm acesso a um tratamento, uma das poucas alternativas para contornar o problema é apostando na camisinha com gel retardante.
Esse preservativo possui um produto que deixa o pênis e a glande dessensibilizados, aumentando o tempo da relação até o momento do organismo. Conforme é usado, maior é o controle sobre a ejaculação, estendendo o prazer do sexo.
Espermicida
O preservativo espermicida é produzido com um gel que fica na sua superfície e elimina os espermatozóides assim que eles são liberados com a ejaculação. Esse tipo de proteção funciona como uma medida contraceptiva caso a camisinha peniana fure, podendo causar uma gravidez indesejada.
Vantagens da camisinha masculina e feminina
Agora que você já sabe quais são os modelos de preservativos que existem, chegou o momento de saber quais são as vantagens de usar tanto a camisinha masculina quanto o preservativo feminino. Todas elas foram pensadas tendo em vista a sua proteção e o seu prazer.
Melhor proteção contra HIV e DSTS
Apesar de ouvirmos desde a escola que é importante usar preservativos para que o sexo seja seguro, ainda é válido repetir essa recomendação todos os dias para orientar todos que são sexualmente ativos.
A camisinha cria uma barreira protetora entre você e o seu parceiro ou parceira, impedindo que ambos fiquem expostos a doenças sexualmente transmissíveis, reduzindo as chances de ambos contraírem o vírus da AIDS, por exemplo.
É livre de hormônios
Ao contrário da pílula do dia seguinte e do anticoncepcional injetável que têm efeitos colaterais que sobre o organismo feminino, a camisinha feminina adicionou uma proteção extra na relação sexual. O mesmo vale para o preservativo masculino.
Não possui restrições durante a amamentação
Gestantes que desejam manter a vida sexual ativa mesmo após darem à luz podem recorrer ao preservativo feminino ou pedir para que o parceiro também esteja protegido. No entanto, é recomendado que qualquer atividade sexual seja feita depois de um a dois meses, pois esse é o tempo que o útero precisa para se recuperar e voltar ao seu estado normal.
Está sempre à disposição
Hoje em dia não existe desculpa para não usar preservativo. Eles estão à venda em farmácias, existem marcas e preços que cabem no seu bolso, contam com tecnologias que facilitam a proteção e aumentam o prazer. Sem falar que muitos estão acessíveis de forma gratuita em terminais de ônibus, estações de metrô, postos e hospitais da rede pública de saúde.
Como colocar uma camisinha
O modo de usar camisinha varia conforme o sexo. Enquanto homem segue um passo-a-passo, as mulheres são orientadas de outra forma. Em todo o caso, o processo precisa ser feito com atenção, sem pressa e com cuidado, caso contrário, toda a experiência de uso se torna desagradável.
Homens
Com o preservativo em mãos, abra a embalagem com cuidado. Evite usar os dentes para não danificar a camisinha. Certifique-se que o pênis está ereto. Posicione-a o preservativo sobre a glande (cabeça do pênis) pressionando a ponta para deixar o ar escapar e desenrole o produto até a base do órgão sexual.
Depois de ejacular, remova a camisinha lentamente. Tome cuidado para que o sêmen não vaze. Com ela já fora do pênis, dê um nó na sua base para evitar a saída do esperma. Descarte o preservativo masculino em um cesto de lixo.
Mulheres
A camisinha para mulher é colocada de pé, sentada, deitada ou agachada, sempre com as pernas afastadas. O processo de abertura do produto também deve ser feito com cuidado para não estragá-lo. Já na hora de usá-la, você pode segurar o preservativo com o polegar e o indicador, formando uma pinça.
Com cuidado, pressione a argola menor e coloque-a na vagina com a ajuda do dedo indicador. Empurre suavemente até que sobre 3cm da argola maior do lado de fora.
Aqui vai uma dica: guie o pênis para dentro do anel durante todo o ato sexual. Depois de usar a camisinha feminina, amarre sua ponta e descarte-a no lixo. Pronto, você já pode ter a sua relação com mais segurança e tranquilidade.
Agora que você já sabe como escolher e usar um preservativo masculino ou feminino, aproveite para se inscrever na nossa newsletter e acompanhar todos os nossos artigos sobre qualidade de vida e bem-estar. Nosso objetivo é fazer com que você se sinta bem em qualquer momento do seu dia a dia.