Acidentes podem acontecer a qualquer momento. Cabe a você estar preparado para enfrentar um imprevisto até que a ambulância chegue e o acidentado possa esperar pelo socorro com mais conforto e tranquilidade.
Nestes momentos, ter um kit de primeiros socorros por perto é essencial para interromper sangramentos e mobilizar membros, por exemplo, evitando complicações que possam levar ao óbito.
Nos próximos parágrafos, vamos te ensinar como montar um kit de primeiros socorros levando em consideração cada item que deve estar na sua bolsa de primeiros socorros, seja no trabalho, em casa ou nos seus trajetos diários. Continue a leitura!
Materiais essenciais
A imobilização de membros por causa de fraturas, contusões, cortes e queimaduras deve ser feita sempre com os produtos de primeiros socorros adequados.
É claro que um treinamento para atender uma pessoa que sofreu um acidente ou teve um mal súbito de repente costuma trazer mais segurança tanto para quem está fazendo o atendimento quanto para a pessoa que está recebendo os primeiros cuidados. Afinal de contas, a vida de um familiar, amigo ou desconhecido pode estar em risco.
A boa notícia é que com a grande quantidade de informações que existe na internet, você já´consegue ter uma ideia de como lidar com cada item do kit de primeiros socorros sem muitas dificuldades.
O próprio Youtube, por exemplo, conta com tutoriais que ensinam a realizar procedimentos básicos como imobilização de fraturas e limpeza de machucados.
Em todo o caso, a sua bolsa de primeiros socorros deve conter os seguintes itens para que você possa fazer um atendimento seguro e mais completo possível até a chegada de uma equipe de resgate:
Luvas
A presença de um par de luvas é essencial na movimentação do acidentado. Ela evita contaminações caso as mãos estejam sujas, podendo comprometer ainda mais a saúde da pessoa machucada.
Na ausência de água e sabão, elas criam uma barreira, impedindo a entrada de microorganismos e bactérias na ferida ou queimadura. O ideal é investir em luvas descartáveis, pois elas podem ser jogadas fora e reduzem qualquer chance de contaminação.
Soro fisiológico e antissépticos
Uma solução como o soro fisiológico é essencial para a limpeza da pele machucada ou queimada. Sua aplicação deve ser feita por toda a área afetada até que ela fique completamente limpa.
Não economize na quantidade do produto, pois ele vai garantir que a região fique devidamente higienizada. Outra solução interessante para se ter no seu kit é o antisséptico. Como o próprio nome já sugere, ele reduz as chances de infecção, o que é excelente considerando os microorganismos que podem estar presentes no local da lesão em questão.
Curativos
Aqui estão listados algodão, gaze, esparadrapo, fita e band-aid. Todos esses itens devem estar no seu kit de primeiros socorros pois aceleram a cicatrização e evitam o contato do ferimento com o superfícies que possam estar contaminadas.
O algodão e a gaze, por exemplo, são os primeiros a criar essa barreira protetora, impedindo o contato direto do ferimento com o ambiente externo, dificultando a transmissão de bactérias.
Já o esparadrapo e a fita micropore são usados para cobrir ferimentos maiores. Eles permitem que a pele respire, não causando desconforto, nem alergias. No caso do esparadrapo, é recomendado escolhê-lo na versão micropore, pois ela mantém a região ventilada e evita o acúmulo de umidade no local.
Por fim, o band-aid, como muitos já sabem, cobre pequenos ferimentos e cortes superficiais. Ele é usado como um curativo complementar, tanto pela facilidade quanto pela segurança e proteção que oferece.
Pomadas
A montagem de um kit de primeiros socorros familiar também inclui pomadas e géis. A pomada, por exemplo, é composta por 80% de água e 20% de óleo, o que dá uma consistência gordura ao produtos.
Ela ajuda no tratamento de queimaduras, reações alérgicas e até na redução de dores musculares. Fácil de ser aplicada, a solução forma uma barreira protetora sob a pele, o que facilita a absorção dos ingredientes ativos, permitindo uma rápida cicatrização do local.
Medicamentos
A escolha dos medicamentos que farão parte do seu kit básico de primeiros socorros precisa ser feita com cuidado, pois a administração de um remédio errado pode gerar complicações na saúde da pessoa doente.
O ideal é optar por remédios que não exigem prescrição médica e são fáceis de adquirir em farmácias e postos de saúde. Paracetamol, ibuprofeno e cetirizina são algumas opções interessantes para tratar sintomas e doenças comuns.
O paracetamol alivia a dor e a febre, agindo também no relaxamento dos músculos, na dor de garganta, de dente e outros sintomas relacionados. Já o ibuprofeno tem ação antiinflamatória, analgésica, atuando em estados febris, em dores musculares, dor de cabeça e em dores nas costas.
Por fim, a cetirizina ajuda na diminuição dos sintomas da rinite alérgica, entre outros casos de irritação ocular. Ela também é usada no tratamento de urticária (presença de manchas vermelhas e a coceira na pele).
Termômetro
Ter um termômetro digital para medir a temperatura é essencial para poder agir o mais rápido possível em um caso de mal estar generalizado. Ele vai servir para checar um possível estado febril, facilitando a administração de um antiviral ou anti inflamatório.
Tesoura
Uma tesoura afiada é indispensável no corte de curativos e fitas, facilitando o manuseio deles na hora de cobrir e enfaixar uma perna ou braço machucado. Dê preferência para modelos de ponta achatada feitos em material de aço inoxidável. Ele não enferruja e você não corre o risco de se machucar ou furar a bolsa de primeiros socorros.
Tamanho da bolsa de primeiros socorros
Uma bolsa de primeiros socorros precisa ser leve, resistente e contar com compartimentos para todos os seus itens de saúde, pois eles ajudam na organização, influenciando no atendimento a uma pessoa que sofreu um acidente ou passou mau dentro ou fora de casa.
Tenha em mente que ela pode ficar na dispensa de medicamentos em casa ou dentro do porta malas do carro. Portanto, não pode ocupar muito espaço e ser muito pesada para não atrapalhar na hora de levá-la de um lugar para outro.
Agora que você já sabe como montar seu kit de primeiros socorros, aproveite para navegar por outros artigos que preparamos para você ali no nosso blog. Cuidar da sua saúde e bem-estar é o nosso objetivo.
Não se esqueça também de assinar a nossa newsletter para ficar bem informado (a) e conferir nossa loja online. Lá, você encontra todos os produtos para o seu dia a dia ficar mais prático e cômodo.