A chegada da estação mais quente do ano merece ser aproveitada ao máximo, mas você e a sua família precisam tomar alguns cuidados para que um dia debaixo do sol na piscina seja prazeroso e sempre lembrado. Muitos destes cuidados envolvem o uso de dermocosméticos que vão manter a sua pele protegida contra os raios solares.
Nos próximos parágrafos, vamos apresentar os produtos para pele mais importantes e que devem te acompanhar ao longo de todos os dias do verão, seja dentro ou fora da piscina. Vamos lá!
Protetor solar
Indispensável para a proteção da pele, o protetor solar acompanha a gente há décadas. De lá para cá, a indústria farmacêutica lançou diferentes variações do produto, justamente para atender pessoas que têm peles mais sensíveis, como secas ou oleosas, por exemplo.
Nem mesmo as crianças ficaram de fora e devem aplicar o protetor solar infantil por todo o corpo. Já para quem se preocupa em cuidar da pele do rosto, nada melhor do que o filtro solar facial. Sua aplicação cria uma camada protetora na face, deixando você mais à vontade para se bronzear e relaxar usando seus óculos de sol.
Lembre-se de que se sua casa tiver piscina inflável ou fixa no chão, é preciso reaplicar o protetor sempre que for sair da água. E também fique atenta ao fator de proteção, pois ele influencia na proteção da sua pele, caso ela seja mais clara ou escura.
E por falar em tom de pele, caso a intensidade do sol esteja entre baixa e média e você tiver pele mais clara, procure por protetores com fator acima de 25. Agora, se os raios solares estiverem fortes, o melhor é não correr risco e apostar nos filtros entre 25 e 50. Já para pessoas de pele escura, essa numeração pode ser menor, variando entre 10 e 15.
Bronzeador
Muitos ainda confundem filtro solar com bronzeador. Ao contrário do protetor solar, o bronzeador corporal permite que parte do sol solar penetre lentamente na pele, estimulando a produção e betacaroteno.
Este pigmento natural encontrado em plantas de cores vibrantes, tem como função proteger a pele contra antioxidantes, além de agir como um estimulante da pigmentação da pele.
Portanto, se você quer ter uma pele brilhante, saudável e hidratada, faça questão de aplicar o bronzeador antes das 10h e depois das 16h por alguns minutos para que a pele não fique exposta além do tempo permitido, para evitar correr o risco de descamação.
Se possível, faça uma esfoliação da pele alguns dias antes de passar o bronzeador e no dia que for pegar uma cor, tome um banho e passe hidratante corporal para evitar que ela descame depois de remover o bronzeador corporal.
Hidratante facial
Já falamos sobre como os raios ultravioleta podem causar queimaduras e contribuir para o envelhecimento precoce da pele, principalmente no verão. Uma das formas de prevenir que isso aconteça é através da aplicação diária de hidratante facial.
Esse produto combate o ressecamento, hidrata e revigora a saúde da pele do rosto ao estimular a reposição das células cutâneas ao mesmo tempo em que previne o envelhecimento precoce.
Na prática, o hidratante para o rosto pode ser encontrado em forma de creme, gel ou sérum. Cada um age de uma forma diferente quando aplicado na pele, podendo ser absorvido mais rápido, ter consistência leve ou ainda equilibrar os níveis de oleosidade.
Desodorante
Por estar exposta ao sol é comum que a sua pele transpire mais do que o normal para manter a temperatura do corpo regulada.
Isso pode gerar mau cheiro nas axilas e desconforto quando você estiver próxima do seu marido e dos seus filhos. Para evitar uma situação desagradável como essa, tenha um desodorante por perto.
No entanto, escolha o desodorante feminino que não vai atrapalhar a transpiração das axilas. O ideal é que eles sejam livres de parabenos e substâncias reativas (que podem gerar reações alérgicas, como coceira e vermelhidão no local aplicado).
Desodorantes orgânicos são boas escolhas, já que são produzidos com substâncias naturais que combatem agentes bacterianos, responsáveis pelo mau cheiro nas axilas.
Além disso, esses produtos que podem ser adquiridos em farmácias de manipulação, contam com extratos de plantas que ajudam na hidratação das axilas, evitando que elas fiquem ressecadas o tempo todo.
Alguns ainda são livres de fragrâncias, o que pode ser interessante para pessoas com alergias respiratórias que produtos sem cheiro ou fazem questão de manter o odor natural da pele.
Camisa UV
Poucas pessoas já ouviram falar de roupas que protegem a pele sobre queimaduras provocadas pela exposição solar durante o verão. Na verdade, elas existem e funcionam no mesmo sentido dos protetores solares.
A camisa UV, por exemplo, pode funcionar como um complemento para a proteção solar, já que conta com fator de proteção 30, cobrindo áreas do corpo onde o protetor não é aplicado. Outra vantagem dessa roupa de verão é o fato dela secar mais rápido caso seja molhada, deixando você mais confortável para usá-la durante todo o dia.
Estima-se que a camiseta feminina UV consiga bloquear até 98,5 % dos raios ultravioleta, enquanto que uma camiseta comum de algodão não passe dos 14% quando o assunto é proteção contra os raios solares. Elas também duram mais tempo e não perdem o seu efeito protetor, mesmo que sejam levadas à máquina de lavar roupas com frequência.
Agora que você já conhece todos os itens essenciais para curtir o verão na companhia da sua família, aproveite para conferir como ter os melhores cuidados para pele e cabelos durante o verão, além de cronograma capilar na estação mais quente do ano. Conte sempre com a gente para ficar bem informada sobre saúde e bem-estar feminino! Porque se é para o seu bem, a Indiana tem!