Finalmente você fez sua primeira tatuagem. Mas o que vem depois? É importante entender que esse processo é mais do que apenas uma obra de arte. Apesar de afirmar seu estilo pessoal, é um procedimento médico, em que o tatuador utiliza uma agulha para inserir a tinta debaixo da sua pele, deixando o local vulnerável a infecções.
Além de considerar um profissional licenciado, os cuidados com a tatuagem recém feita de maneira adequada pode evitar complicações durante e após a cicatrização. Portanto, se você quer que sua tatuagem continue linda por muito tempo, levar em conta alguns cuidados após fazer a tatuagem é uma etapa fundamental. Neste post, apresentaremos algumas dicas para a proteção da sua pele. Confira!
Os cuidados começam assim que a tatuagem termina
O tratamento começa assim que sua tatuagem é feita. A terminar o trabalho, o tatuador deve aplicar uma camada fina de pomada sobre a arte e cobri-la com um curativo ou papel filme. Essa cobertura evita que bactérias entrem na sua pele ou que a tatuagem esfregue na sua roupa.
Os cuidados variam de estúdio para estúdio. Enquanto uns tatuadores solicitam que você deixe o curativo por apenas uma hora, outros pedem que você o mantenha por um dia inteiro. Seu tatuador sabe qual é o melhor período para você de acordo com o material usado. Por isso, siga corretamente suas instruções.
Lave suavemente a sua tatuagem
Antes de limpar a tatuagem, lave bem as mãos para matar todas as bactérias presentes. Logo em seguida, ao retirar o curativo, provavelmente verá um líquido escorrendo da tatuagem. Isso é normal! É basicamente a mistura de sangue, plasma e um pouco de tinta. Sua pele também estará vermelha e bem dolorida.
Prossiga umedecendo a área com água morna. Verifique se a água não está muito quente, porque o calor excessivo pode abrir os poros da sua pele e fazer com que a tinta vaze, deixando o desenho irregular. Passe suavemente o sabão antibacteriano sem perfume sobre a tatuagem e remova os excessos de sangue e tinta da superfície.
Se não conseguir retirar tudo na primeira limpeza, não se preocupe. Tudo sairá ao longo das semanas. Assim que terminar, deixe sua tatuagem secando naturalmente ou com a ajuda de uma toalha de papel.
Aplique uma camada fina de pomada para tatuagem
Quando a área tatuada estiver totalmente seca, aplique uma fina camada de pomada para hidratar e ajudar na cicatrização. Para isso, você pode escolher loções especializadas para tatuagem, produtos naturais, como óleo de coco ou cremes dermatológicos mais generalizados. Por exemplo, o Bepantol para tatuagem é muito bom.
Ao passar a pomada, deixe a região sem curativo para que a pele possa respirar. Lembrando que para curar totalmente, o processo de limpeza e aplicação de pomada deverá ser repetido ao longo de duas a quatro semanas.
Evite coçar a região tatuada
Durante a primeira semana a crosta começará a se formar sobre a região que leva a tinta. É nessa hora que você precisa aumentar a limpeza e a hidratação com a pomada, pois coceira será inevitável e isso não pode acontecer. Afinal, você não passou pelo processo da agulha para vacilar na primeira semana, não é mesmo?
Ainda que seja muito tentador cutucar a pele descascada, não retire ou mexa nela. Essa crosta pode até parecer fina, mas está presa o suficiente para puxar a tinta junto. Isso pode aumentar o tempo de cicatrização e depois ainda terá de voltar ao estúdio para possíveis retoques. É normal a tatuagem descascar. Portanto, deixe a famosa “casquinha” cair sozinha.
Uma dica é usar roupas mais leves e soltas, caso a área tatuada fique constantemente coberta, como uma tatuagem no braço ou nas costas, por exemplo. Apesar de serem delicadas, algumas crostas podem ficar mais grossas e machucar se estiver usando roupas muito justas.
Seja paciente durante o processo de cura
Depois de 15 dias, sua pele deve ter terminado de descascar. Nesse momento, ela não deve estar vermelha e nem tão dolorida quanto nos primeiros dias. No entanto, você poderá perceber que a arte parecerá um pouco opaca, mas é normal. A tatuagem desbota na cicatrização e continua um pouco seca. Sendo assim, é bom continuar com a hidratação duas ou três vezes ao dia.
Nessa etapa, também é comum existir uma camada bem fina de pele morta cobrindo a região, mas ela desaparecerá naturalmente nas próximas quatro semanas. Claro, essa descamação serão muito mais tranquila do que a vivenciada na primeira semana, pode confiar.
Como a obra de arte ainda não está totalmente pronta, é importante continuar fazendo a limpeza conforme indicada anteriormente até completar um mês. É óbvio que sua tatuagem não está tão propensa a uma infecção, como no início do processo, mas é melhor ter certeza de que está limpa e saudável.
Volte ao estúdio para retoques, caso seja necessário
Um bom teste para saber se a sua tatuagem está totalmente curada é fechar os olhos e passar o dedo pela sua pele sem a arte até chegar na região tatuada. Se não houver nenhuma diferença de textura, está pronta!
Essa é uma boa hora de verificar de perto cada detalhe para ver se não existem manchas desbotadas ou áreas irregulares. Se encontrar algum problema, entre em contato com seu tatuador para que ele aconselhe você sobre a melhor solução.
Embora fazer uma arte no corpo exija um processo longo de tratamento, é inevitável não fazer tudo o que está ao seu alcance para garantir o melhor resultado. Claro, depois desse período você vai poder curtir a tatuagem dos seus sonhos pelo resto da vida.
Lembre-se que os cuidados com a pele tatuada não devem acabar depois do tratamento. Utilizar protetor solar sempre que expuser a área tatuada é indispensável para manter a cor mais viva por muito tempo. Para ajudá-lo, leia agora mesmo o texto “Proteção solar: como escolher o melhor protetor solar para a sua pele?” e escolha a melhor opção para você!