No dia 31 de agosto, é comemorada em todo o país uma data que homenageia uma categoria de profissionais muito importantes na manutenção da saúde de todas as pessoas: o Dia do Nutricionista.
O dia foi escolhido por ser a data da criação da Associação Brasileira dos Nutricionistas, que aconteceu em 1949 – 10 anos depois da criação do primeiro curso de nutrição do Brasil. Ministrado pela Faculdade da Saúde Pública da Universidade de São Paulo, na época ele durava apenas um ano, dividido em quatro períodos em tempo integral. Hoje em dia, a faculdade de nutrição dura em torno de 4 anos e o curso pode ser encontrado em várias universidades em todo o país. Nele, são abordados temas como Ciências da Alimentação, Fisiologia, Microbiologia, Genética e Imunologia, além de diversos outros.
Um nutricionista é um profissional que entende os efeitos que os alimentos têm no organismo e na saúde, qual é a informação nutricional de cada alimento, e como combiná-los para que certos objetivos sejam atingidos. Eles são muito procurados por pessoas que querem perder ou ganhar peso de maneira saudável, já que são eles os responsáveis pela criação de uma dieta balanceada e personalizadas para cada indivíduo. Mas você sabia que o profissional de nutrição faz muito mais do que só ensinar “como fazer dieta”? Dentro da área, existem diversas especializações, como a nutrição esportiva, clínica, hospitalar, e industrial, entre outras.
Nutrição clínica
A nutrição clínica é o tipo mais conhecido: são os profissionais que prestam atendimento individualizado, e a partir de uma avaliação nutricional (também conhecida como “anamnese nutricional”) desenvolvem dietas e planos alimentares para pessoas baseados em objetivos específicos, como a perda ou ganho de peso; saber mais sobre como ter uma alimentação saudável; o controle de doenças como hipertensão e diabetes; adaptação à dietas com restrições mais específicas, como vegetarianas, veganas ou sem lactose; reeducação alimentar; melhora na alimentação infantil e de toda a família como um todo e na preparação para cirurgias ou procedimentos médicos diversos.
No processo de elaboração desses planos alimentares, vários fatores pessoais são considerados além de apenas uma tabela nutricional, já que o estilo de vida do indivíduo tem grande influência na sua alimentação. O nutricionista analisa todos esses fatores, e procura criar uma dieta que não só contém todos os itens necessários para que o objetivo seja atingido, mas que também seja sustentável a longo prazo e não tenha efeitos adversos na saúde, além de respeitar os gostos e preferências pessoais do paciente – afinal, ninguém vai seguir uma dieta cheia de alimentos de que não gosta!
O nutricionista entende que comida saudável também precisa ser saborosa, e que o ato de comer vai muito além da simples reposição da energia do corpo. O acompanhamento dessa dieta também é feito pelo profissional, e ao longo do tempo, ele observa se ela está tendo os efeitos desejados e faz os ajustes necessários conforme o progresso do paciente.
Além desse acompanhamento individual, nutricionistas também podem trabalhar em conjunto com associações e organizações de ajuda à comunidades diversas, na elaboração de dietas e planos alimentares que supram as necessidades e se encaixem dentro das possibilidades daquele determinado grupo.
Esse trabalho é de grande importância em comunidades mais carentes, onde vários de seus indivíduos geralmente sofrem de um ou mais tipos de deficiência alimentar e necessitam de acompanhamento profissional para reverter essa situação de maneira saudável.
Nutrição hospitalar
Em um ambiente hospitalar, a alimentação correta faz toda a diferença, já que existem diversos pacientes passando por procedimentos diferentes, e cada um tem sua necessidade particular de acordo com o momento, o que aumenta as chances de uma recuperação bem sucedida.
O nutricionista atua não só na área de elaboração de dietas e planos alimentares personalizados, mas também na orientação e supervisão das diretrizes de preparo desses alimentos, já que algumas restrições e permissões são mais intensas e necessárias do que em situações fora do ambiente hospitalar.
Nutrição esportiva
A nutrição esportiva também é uma das áreas de atuação mais populares dos nutricionistas. Além de estudar a alimentação adequada para cada atleta, o nutricionista esportivo também leva em consideração a atividade que está sendo praticada e seus efeitos no corpo, para garantir que a alimentação trabalhe em conjunto com o esporte para que o atleta possa praticá-lo ao melhor de sua habilidade, mas sem perder a saúde.
Uma alimentação adequada permite que não só que o atleta tenha um melhor desempenho, mas também tem influência direta no tempo de recuperação após os treinos, sendo essencial em tempos de competições ou etapas classificatórias, onde o tempo entre uma competição ou outra são mais curtos e o atleta precisa estar na sua melhor forma por vários dias seguidos, com pouco tempo de descanso.
Nutrição industrial
Além de atuar de maneira individual, analisando as necessidades alimentares de cada pessoa, o nutricionista também tem um papel muito importante na indústria de alimentos de uma maneira geral.
São esses profissionais que trabalham na criação, pesquisa e elaboração de novos produtos alimentícios de empresas de todos os tamanhos e segmentos, no controle de qualidade da produção, na segurança alimentar e nas boas práticas de transparência em relação a dados alimentícios, como quantidade de calorias e nutrientes.
Também são profissionais essenciais em ambientes de cozinhas industriais, como escolas, hotéis, empresas, restaurantes e eventos, e atuam na elaboração de cardápios adequados aos públicos desses estabelecimentos, na seleção de fornecedores, no treinamento dos profissionais de preparo e no controle das condições de higiene.
Redes sociais
Nos últimos anos, com a popularização das redes sociais, vários profissionais de nutrição estão expandindo sua atuação para além de seus consultórios, oferecendo serviços de “nutricionista online” e investindo nas redes sociais como uma maneira de levar informação sobre nutrição e saúde para um público ainda mais amplo, de maneira fácil de entender e com dicas que podem se aplicar à maioria das pessoas. Essas iniciativas são excelentes para ajudar pessoas que nem sempre possuem tempo ou meios para uma consulta pessoal, e são ótimas fontes de dicas rápidas que podem ser implementadas com facilidade no dia a dia.
É recomendado que cada pessoa vá ao nutricionista regularmente, para que haja um acompanhamento contínuo de sua saúde. Mas nem sempre isso é possível, então, a quantidade mínima recomendada é uma vez ao ano, ou quando existe um objetivo específico que requer a ajuda de um profissional da nutrição.
Gostou de saber mais sobre como um nutricionista é essencial para a saúde, tanto pessoal quanto pública? Então, não se esqueça de agradecer a esses profissionais e, se quiser saber mais sobre outros assuntos relacionados à saúde, confira mais artigos no nosso blog!