Quem já tem um gatinho em casa sabe o quanto esse integrante da família pode trazer muitas alegrias para todos com a sua personalidade irreverente que se diferencia tanto dos cachorros.
O comportamento felino torna esses animais seres únicos e muito especiais, mas também acaba fazendo com que os donos de primeira viagem tenham dificuldades para adaptar o gatinho em casa. Mas, quando o tempo passa, pode ser que o tutor queira ter o dobro de amor felino em seu lar, e assim, decide incluir um novo gato em casa.
A partir daí surge a pergunta: “como acostumar um gato com outro?”. A resposta pode ser encontrada em uma série de passos que você deve seguir para tornar esse momento estranhamento entre dois gatos em uma amizade de longa data. Vamos conferir cada uma delas a seguir!

Faça um check up geral
Antes de colocar os dois gatinhos juntos é melhor checar que o novo ocupante está saudável, levando-o ao veterinário. Lá, o profissional vai avaliá-lo para saber se o bichinho tem alguma doença transmissível e indicar o melhor tratamento antes de integrá-lo ao novo lar. Isso também vale para o seu atual gato que, precisa estar livre de vermes, pulgas e outros parasitas.
Estabeleça limites
Nos primeiros dias, procure deixar o novo gato em um cômodo e o mais velho de casa, em outro. A porta que divide os dois ambientes pode ficar parcialmente aberta para que os dois possam se ver e sentir o cheiro um do outro.
Conforme as semanas forem passando, você já pode reservar um espaço da casa para o novo bichano. Lá, coloque tigela de água, caminha e brinquedos. Aos poucos, esse novo espaço vai ser interpretado pelo gato residente como um lugar próprio para o seu novo melhor amigo.
Explore o olfato deles
Assim como os cachorros, os gatos também exploram o ambiente por meio do olfato. Esse sentido permite que eles identifiquem se algum animal estranho está por perto e pode representar um perigo para eles. Ele também ajuda na identificação dos donos e do território.
Uma dica para fazer um acostumar com o cheiro do outro: pegue uma flanela limpa e esfregue no gatinho que acabou de chegar. Agora, deixe-a nos lugares que o gato mais velho frequenta. Pode ser a cama, onde ele come ou bebe água. O novo odor vai chamar a atenção dele e logo ficará mais fácil ver os dois juntos.
Um banheiro para cada um
Por mais que você queira aproximar o novo gatinho do mais velho, ainda é bom separar o espaço de cada um e isso inclui a caixa de areia. Como são territorialistas, eles não gostam de dividir o “banheiro”. E o pior: o mais velho pode ficar ofendido se o mais novo invadir o seu lugar de xixi e cocô.
Brincadeiras ajudam na adaptação
Este é um dos melhores momentos para aproximar os dois gatos. Sempre que estiverem próximos, aproveite para brincar com os dois, oferecer petiscos e fazer carinho. Se puder, compre brinquedos que possam ser usados em conjunto como um arranhador, bolinhas e brinquedos pequenos (como, por exemplo, ratinhos de borracha).
Quanto você mais estimular essa interação, mais natural ela se torna até que em questões de semanas ou meses os dois estarão juntos o tempo todo.

Comunique-se com os dois
Isso evita possíveis ciúmes com o gato residente e ainda mantém os dois juntos e ninguém isolado ou esquecido.
Se houver brigas, algo comum para as primeiras semanas de convívio, não repreenda, apenas se existir a chance dela evoluir para algo mais sério como mordidas ou arranhões agressivos. Mantenha contato visual sempre que for falar com os dois, pois isso gera confiança e conexão. Aos poucos, os dois vão se sentir integrados à rotina dos donos e farão parte da família.
Aposte nos feromônios
A chegada de um novo felino pode causar estresse no gato que já mora da casa. Uma forma de acalmar os ânimos, mesmo antes da chegada do novo felino, é colocar um difusor de aromas para gatos no ambiente.
Ele vai ajudar a acalmar os ânimos e preparar o espaço para o novo ocupante. Essa substância simula o odor que um gato deixa no ambiente quando arranha um móvel ou roça o corpo contra um objeto. Usá-la facilita e muito a integração do novo gatinho.
Tenha paciência
Com uma boa dose de paciência você consegue facilitar o convívio entre dois felinos. Gatos adultos levam mais tempo para virarem amigos, enquanto que felinos de idades diferentes (um gato adulto/idoso que vai receber um filhote, por exemplo) costumam se dar bem em poucos dias.
Alguns gatos não gostam de ter seu espaço invadido e acabam respondendo de formas diferentes ao novo amigo, podendo ficar inquieto, curioso ou até agressivo. Seja qual for o comportamento dele, não forçe a barra e deixe que ele interaja naturalmente com o amiguinho.
Não desista
Mesmo que a adaptação leve mais tempo do que você pensava, não desista de tentar fazer os dois gatinhos se tornarem amigos.
Nem sempre isso acontece rápido, pois alguns gatos, antes de serem adotados, podem ter sido maltratados pelos antigos donos e acabaram desenvolvendo traumas. Então, o novo lar pode parecer estranho a primeira e cabe a você facilitar essa transição, dando muito amor, carinho e atenção para o seu novo bichano.
Seja uma dona responsável e amorosa que se preocupa com o bem-estar dos seus bichanos. Em troca, eles vão retribuir com muito amor e carinho, tornando seus dias mais alegres e divertidos, transformando momentos tristes e solitários em verdadeiros instantes que vão ficar marcados para sempre na sua memória.
E aí, gostou das nossas dicas de como acostumar um gato com outro? Então, aproveite para conferir este artigo sobre dicas de segurança para proteger seus cães e gatos na hora de manter seu pet protegido quando for levá-lo para passear ou deixá-lo em casa. Você vai aprender tudo o que precisa saber para mantê-lo sempre seguro em qualquer ocasião do dia a dia.
Conte sempre com a Farmácia Indiana para se manter bem informada sobre beleza e saúde, além de outros temas que fazem a diferença na vida de quem você mais ama, inclusive seu pet!