O desejo por uma pele bronzeada mesmo no inverno ainda faz parte da rotina de homens e mulheres. Mesmo que os raios solares não estejam tão intensos no inverno, época do ano marcada por dias frios e nublados, ainda assim é possível aproveitar a estação para pegar uma cor sem ficar com a pele avermelhada ou irritada. Afinal de contas, a radiação emitida pelos raios UVA e UVB está aí e você não pode dar bobeira se quiser proteger sua pele.
A seguir, vamos entender melhor como funciona o bronzeador, quais são os tipos que estão à venda no mercado, a diferença entre ele e o protetor solar, além de aprendermos como passar bronzeador na pele da forma correta. Acompanhe!
Como funciona o bronzeador
Ao contrário do que muitos podem pensar, o bronzeador não contém nenhum fator de proteção, até porque o seu objetivo é bronzear a pele. Como ele faz isso? Diante do sol, nossa pele produz mais melanina como forma de se proteger dos raios solares.
O problema é que peles mais claras têm mais dificuldades para produzir melanina por fatores genéticos, enquanto tons mais escuros já possuem maior quantidade dessa substância naturalmente. Um bronzeador corporal é composto por tirosina, um aminoácido que acelera a produção de melanina, estimulando a pigmentação da pele.
A longo prazo, a aplicação diária do bronzeador contribui para o bronzeamento na pele, mas não elimina a necessidade de usar protetor solar. Dependendo da sua necessidade, você pode se sentir mais à vontade com um ou outro tipo de bronzeador.
Tipos de bronzeadores

Como existem diversos tipos de pele, desde as mais secas até as mais oleosas, é comum que também existam bronzeadores para cada uma delas como a versão em spray, em pó, na forma de loção, água e mousse.
Spray
O bronzeador em spray é indicado para pessoas que preferem a praticidade do spray na hora de se bronzearem. Ele é fácil de aplicar e pode ser guardado em qualquer lugar. Também dura mais tempo na pele, e já mostra os primeiros resultados após 4 a 6 horas de uso.
Ele é composto por DHA, um derivado da cana de açúcar que dá cor à epiderme e interage com os aminoácidos presentes nas células mortas da pele. Dura em média uma semana, já que a pele se renova entre 5 e 10 dias, o que faz o efeito do spray passar após esse período.
Pó
Devemos proteger nosso rosto do sol a todo custo, já que ele é uma das áreas mais expostas aos raios ultravioleta. Além de ser usar protetor facial todos os dias, você também pode recorrer ao pó bronzeador.
Ao contrário do spray, ele tem como objetivo definir os traços naturais no rosto e disfarçar linhas de expressão. Ao contornar a maquiagem, esse produto deixa a face mais natural, realçando certas áreas e ocultando outras.
Você pode aplicá-lo em todo o rosto ou apenas em áreas específicas para realçar a maquiagem como maças, centro da testa, do nariz e do queixo, favorecendo o efeito sunkissed bronzing (como se você tivesse acabado de voltar da praia).
Loção
As loções sempre estiveram no meio do caminho entre os cremes e leites hidratantes. O mesmo acontece com a loção bronzeadora, que é rapidamente absorvida pela pele depois de aplicada. Além de não deixar a pele “pegajosa”, essa solução também proporciona um tom luminoso para a pele, hidratando e uniformizando o tom natural dela.
A ação antioxidante merece destaque, já que minimiza os danos que os raios solares causam na pele como o envelhecimento precoce, algo comum em pessoas que ficam expostas ao sol diariamente.
Água bronzeadora
Considerada uma das melhores opções de bronzeamento natural, a água bronzeadora chama a atenção pela sua composição 100% natural e pela ação do ácido hialurônico. Em contato com a pele, este ativo estimula a produção de colágeno, uma proteína que dá firmeza e sustentação à pele, mantendo-a com aspecto jovem por mais tempo.
Por não manchar a pele e proporcionar um efeito de bronzeamento que dura até uma semana, esse bronzeador tem sido a opção favorita de muitas mulheres, especialmente atrizes, modelos e influenciadoras digitais.
Mousse bronzeador
Outro avanço no que diz respeito ao bronzeamento é o mousse bronzeador. Ele permite que você escolha o produto apropriado para o seu tom de pele. A união do ácido lático (composto orgânico usado no controle do ph da pele) e de ingredientes naturais como o aloe vera, óleo de rícino, entre outros que potencializam o efeito do bronzeador na pele.
Diferença entre protetor e bronzeador
Ainda há confusão entre protetor e bronzeador. Apenas tenha em mente que o protetor solar cria uma camada protetora na pele, impedindo que os raios UVB e UVA penetrem na derme e causem vermelhidão e sensibilidade.
Já o bronzeador corporal apenas cria o efeito de bronzeamento, escurecendo levemente a pele. Ele, sozinho, não protege dos raios ultravioleta e, portanto, deve ser usado em conjunto com o filtro solar para que você esteja protegida e possa curtir o seu dia a dia em qualquer estação do ano e em qualquer lugar, seja na cidade ou na praia.
Como aplicar o bronzeador na pele
A aplicação do bronzeador não tem segredo. Você só precisa tomar alguns cuidados com o horário que for passá-lo. O recomendado é que seja antes das 10h e após às 17h, pois nestes períodos os raios solares estão mais amenos e você não corre o risco de queimar ou manchar a pele. Procure também não ficar muito tempo ao sol para ter resultados ainda melhores.
Depois de aplicar o bronzeador solar para pele clara, média ou negra pelo corpo, seja creme, pó, mousse outro tipo que você resolveu escolher, faça o seguinte:
- Use luvas descartáveis na aplicação para evitar que o produto entre em contato com as palmas das mãos. Depois de finalizar o corpo, você pode retocar as mãos com a quantidade suficiente para manter o bronze equilibrado nesta região e no restante do corpo.
- Depois de passada uma hora do bronzeamento, você pode passar um hidratante leve nas mãos e pés para evitar pigmentações desiguais. Mesmo se sobrar excessos do creme, você pode removê-los com o auxílio de uma toalha umedecida.
- Use e abuse do algodão e de cotonetes para fazer pequenos retoques em áreas que ficaram de fora ou que você notou que não dedicou a devida atenção. Eles serão os seus aliados para um bronze perfeito e sem imperfeições.
- Mesmo se no dia seguinte você percebe que errou no bronzeamento, você pode usar dois produtos conhecidos da sua rotina de beleza: descolorante de pelos ou creme depilatório. Ambos ajudam a retirar a cor para você aplicar o bronzeador novamente.
Agora que você já sabe como escolher e usar bronzeador, fique à vontade para navegar pelo nosso site. Lá você vai encontrar tudo o que precisa para você e para quem você ama!
1 Comente
[…] e cravos aqui e ali. Qualquer um desses detalhes podem evoluir para calvíce, problemas de vista, queimaduras de sol e até […]