Com a chegada das estações mais quentes do ano, bebês e crianças tendem a ficar por mais tempo expostas ao sol, já que a frequência à ambientes abertos e à água aumenta consideravelmente. Pensando nisso, é de extrema importância que os pais, mães ou responsáveis fiquem atentos à saúde dos pequenos, garantindo o bem-estar, conforto e sobretudo, a saúde da pele dos mesmos. Por ser mais fina e mais delicada do que a pele de adultos, a pele das crianças merece atenção especial de quem estiver acompanhando.
Seja durante o banho, durante a troca de fraldas ou ao realizar os cuidados devido à exposição ao sol, todo cuidado é pouco: os raios ultravioletas são fatores de risco e podem causar diversos tipos de doenças na pele, sobretudo de bebês e crianças. Queimaduras, insolação e outros tipos de feridas são mais difíceis de tratar em bebês do que em adultos, por isso evitá-las é primordial para a saúde da pele dos pequenos.
Além disso, a umidade pode acarretar na aparição de diferentes tipos de feridas, alergias ou infecções. Se o seu pequeno possui a pele sensível, fique atento a todos esses detalhes citados. Confira abaixo alguns problemas frequentes na pele dos bebês e situações em que se deve redobrar a atenção:
Banho
Em dias de temperaturas mais altas, os banhos tendem a se tornar mais frequentes e também mais longos, já que popularmente essa prática diminui a temperatura do corpo e ajuda a aliviar o calor. Para o pediatra Marcelo Reibscheid, alguns desses costumes não são corretos. O banho deve ser único, rápido e morno, com uso de pouco sabonete. Um item importante e que é preciso lembrar de usar é um bom hidratante após o banho, para manter a pele da criança saudável e hidratada segundo o pediatra.
Para os pais, mães e responsáveis dos bebês e das crianças que pretendem visitar a praia o pediatra dá um recado: tenha muito cuidado com o contato com a areia. Segundo Reibscheid, ela pode ser prejudicial para a pele das crianças e, por isso, a higienização deve ser feita de maneira correta e com muita atenção para evitar assaduras e alergias.
Troca de fraldas
Trocar as fraldas da sua crianças ou do seu bebê é uma rotina diária, mas a atenção para essa tarefa deve ser dobrada em dias mais quentes para ter cuidado com a pele dos pequenos, evitando assim qualquer probabilidade de surgimento de problemas dermatológicos. O pediatra Marcelo Reibscheid reforça que, para evitar assaduras, é preciso estar atento aos cuidados com a troca de fralda.
“Para evitar assaduras, os pais precisam realizar trocas frequentes, além de utilizar cremes e produtos dermatológicos antiassaduras que protegem a pele e a mantém resistente, hidratada e macia”, afirmou. Segundo ele, as alergias podem surgir pela presença de componentes de um determinado produto, pelo suor ou pelo sal, por exemplo. As fraldas molhadas devem ser evitadas. Quando a criança sair do mar ou da piscina, a troca da fralda molhada deve ser imediata.
Bonés e chápeus
Filtro solar é um produto de extrema importância para a manutenção da saúde da pele de bebês e de crianças, sobretudo em dias quentes e de muito sol, mesmo quando com menor radiação solar. Algumas dicas são essenciais para manter a pele do seu pequeno saudável e garantir o bem-estar durante a estação mais quente do ano.
O ideal é não expor a pele dos bebês ao contato com o protetor solar até os seis meses. Para evitar o contato com raios ultravioleta, não pense duas vezes em mantê-lo o máximo possível na sombra. O uso de bonés, chapéus e sombreiros é uma ótima e simples solução, contribuindo não só para o visual da criança mas também para a saúde da pele.
Protetor solar
O horário de exposição ao sol é muito importante. Mesmo para “crianças mais velhas”, que já podem fazer o uso do protetor solar, é necessário evitar o sol após às 10h e antes das 16h. Durante esse período é maior a radiação de raios ultravioletas que podem causar doenças de pele, queimaduras e insolação, problemas mais difíceis de se tratar em crianças e bebês do que em adultos.
Aplicar o protetor solar e crianças e bebês requer muita atenção e cuidado. Passe sempre antes de sair de casa, já que o produto pode levar alguns minutos para ser absorvido pela pele e não economize: pense em qualidade, não no preço. Aplique por todo o corpo sem esquecer de regiões sensíveis como orelhas, pés, nuca, pescoço e nariz.
Em caso de contato com a água da piscina ou com a água do mar, reaplique o protetor solar, já que o produto pode ser removido com a umidade. Os rótulos dos produtos costumam indicar qual a idade recomendada e o fator indicado para cada tipo de pele, sobretudo se tratando de crianças com pele sensível.
Infecções e alergias
É totalmente normal que, no verão, as crianças apresentem reações alérgicas: seja pelo contato direto com a areia, por picadas de insetos ou por produtos aplicados direto na pele, a pele do bebê pode não reagir bem, acarretando assim no surgimento de alergias. Caso sintomas como vermelhidão, coceira ou outros como dores e febres apareçam, o recomendado é procurar um especialista para realizar o tratamento.
Para crianças com pele sensível, uma ótima dica é o uso de roupas leves e confortáveis, evitando assim o suor excessivo. Caso mesmo assim aconteça, é preciso trocar imediatamente a roupinha suada por uma limpa, fazendo uma higienização rápida da pele da criança com água limpa. Roupas de banho molhadas por muito tempo também favorecem o surgimento de alergias como ao cloro ou ao sal.
Outros cuidados
Outros fatores também merecem um carinho especial para manter a pele dos bebês sempre saudável como a proteção contra picadas de insetos, utilizando produtos repelentes (caso o seu pequeno não tenha alergia) e colocando telas nas janelas; a hidratação, que em falta pode causar ressecamento e prejudicar a elasticidade e a saúde da pele; e a ventilação, já que em dias quentes é importante manter a criança sempre bem arejada. O calor excessivo provoca aumento do suor e favorece o surgimento de alergias, brotoejas e outros problemas na pele.
Com esses tópicos básicos que a gente citou, fica mais tranquilo e prático cuidar do seu pequeno, especialmente naqueles dias super quentes que afetam até o humor dos bebês. Mas nada que uma atenção extra não resolva, certo?! Então não se preocupe e curta com seu filho essa época gostosa de diversão ao ar livre!