Me diga quem não deseja desfrutar de uma boa saúde e ter qualidade de vida para desfrutar plenamente de seus dias? Difícil encontrar uma pessoa assim, não é mesmo? Por mais que se trate de alguém que não dedique cuidado e atenção para o corpo, ainda assim, dificilmente ele também não quer ter a saúde em dia.
Cada vez mais pessoas buscam formas de conciliar a rotina com hábitos saudáveis, sejam alimentares, sejam de práticas de atividade física. Afinal, com tantas obrigações, compromissos, estresse e agitação no dia a dia, desfrutar de um organismo funcionando corretamente pode ser a diferença de superar todos os desafios cotidianos ou sucumbir a doenças e mazelas.
Sabe porque começamos o artigo de hoje com essa introdução? É simples, ela tem tudo a ver com o tema. Como? Bom, desejar uma boa saúde e buscar formas de se preservar saudável não é exclusividade dos seres humanas. As abelhas seguem o lema “saúde em primeiro lugar” à risca em sua rotina dentro da colméia.
É assim que a própolis verde entra nessa história. As abelhas operárias produzem e utilizam essa poderosa resina para vedar todas as frestas da colmeia e aproveitar ao máximo os benefícios de seu próprio preparo. A própolis possibilita o isolamento do ambiente interno, mantendo, assim, a temperatura ideal para a sobrevivência de todas as abelhas, especialmente a Rainha. Além disso, a vedação com a própolis impede a entrada de chuva, ventos fortes e ainda protege as abelhas contra vírus, bactérias e fungos perigosos.
Agora que você sabe como a própolis é feita e o porquê, precisamos entender um outro aspecto: como ela passou a ser também um alimento e um remédio poderoso para os seres humanos?
Bom, isso já faz muito tempo. Não sabemos ao certo que sociedade deu início ao hábito de consumir a própolis, mas certamente os antigos egípcios foram um dos primeiros a perceber que a nossa espécie também poderia aproveitar as benesses da própolis para a própria saúde.
Há milhares de anos a utilizamos como remédio antisséptico para o tratamento de feridas e, com o passar dos séculos, fomos descobrindo novas utilidades e benefícios dessa resina.
Completando essa viagem no tempo e chegando até os dias atuais, devemos dizer que a ciência médica demorou muito para se dispor a estudar a própolis e suas propriedades. Na verdade, estamos falando de poucas décadas atrás, e isso só aconteceu devido ao crescente uso da substância em todo o mundo.
A PRÓPOLIS BRASILEIRA
Os brasileiros formam um dos povos que mais consomem a própolis. Mas não somente. Nós somos responsáveis por grande parte da produção mundial da resina que sustenta um consumo de cerca de 2,3 mil toneladas anuais.
Ocupamos a terceira colocação no ranking de produtores, atrás apenas de Rússia e China, mas contamos com um ponto positivo exclusivo: ao contrário desses países, nós somos capazes de produzir a própolis por todo o ano, enquanto eles realizam apenas na primavera.
Somos grandes produtores e consumidores, mas também temos um outro precioso mérito: contamos com uma grande variedade de própolis, algumas delas sendo exclusivas de nossas terras. Ao todo são 13 tipos, divididos entre as cores marrom, vermelha e a verde, tema central deste artigo.
Você deve estar se perguntando: porque as cores mudam de acordo com a variedade? Isso ocorre pois cada uma delas conta com uma composição química distinta, definida pelos ingredientes utilizados pelas abelhas para a sua fabricação. Logo, cada tipo de própolis conta com propriedades medicinais específicas.
A própolis verde, por exemplo, é produzida por abelhas pertencente a colmeias cultivadas próximas a uma planta chamada alecrim-do-campo.
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA PRÓPOLIS VERDE?
A resposta mais rápida e concisa é: muitos. A própolis verde pode ser usada para diversos fins medicinais, seja in natura ou em forma de extrato. Para que você entenda o quão poderoso é esse “medicamento natural”, vamos listar a seguir alguns dos principais benefícios da própolis verde.
Antioxidante poderoso
Rica em antioxidantes poderosos, capazes de inibir a ação dos radicais livres nas células do corpo, a própolis verde é capaz de prevenir o câncer, combater doenças cardíacas, neurológicas, tratar inflamações e reduzir os sinais de envelhecimento precoce.
Reforço para o sistema imunológico
Problemas relacionados com baixa imunidade são cada vez mais comuns em uma sociedade que mal possui tempo para praticar uma boa alimentação. Com nossas defesas enfraquecidas, nossos corpos se tornam alvos fáceis para diversas doenças, como gripes e resfriados constantes.
A própolis verde possui proteínas importantes para regular o sistema defensivo do organismo humano, além de proporcionar outros benefícios que nos protegem de bactérias, graças a sua ação antibacteriana.
Assim, além de proteger a saúde, a própolis também pode ser utilizada para acabar de vez com as acnes e garantir uma pele mais uniforme.
Cicatrização poderosa
Uma das principais propriedades da própolis verde é a sua poderosa ação cicatrizante. Ela é capaz de metabolizar e estimular a produção de diversas substâncias essenciais para a saúde e boa aparência da pele, como o colágeno.
Consumir regularmente a própolis verde, adicionando-a à sua rotina é uma excelente forma de fazer com que eventuais feridas no corpo se regenerem muito mais rápido.