A proteção solar é uma das principais formas de cuidar da saúde da pele, principalmente no que diz respeito à qualidade de vida a longo prazo, já que essa é a forma mais eficaz de prevenir as manchas na pele, o envelhecimento precoce e o câncer. Embora o fato de passar protetores solares seja muito mais lembrado no verão que em outras épocas do ano, esse é um cuidado que deve permanecer conosco, não importa se faz muito sol ou se o dia está nublado. Para quem deseja incorporar de vez esse hábito à rotina diária de beleza e cuidados, pode ser um desafio identificar qual é o tipo de protetor solar mais apropriado, já que existe uma enorme variedade de produtos que oferecem essa proteção.
Ainda que pareça difícil encontrar o seu protetor solar ideal em meio a tantas opções, há alguns critérios que podem te ajudar e muito a escolher o produto que vai proporcionar o melhor para o seu tipo de pele, faixa etária e nível de exposição ao sol. Para conhecer cada um dos tipos de protetor solar, em primeiro lugar, é preciso entender o que é o fator de proteção solar (FPS).
Entendendo o Fator de Proteção Solar
O FPS nada mais é que a representação de quanto tempo o produto protege a pele das queimaduras solares. Assim, se a sua pele leva, por exemplo, cinco minutos sob o sol para começar a sentir os efeitos dos raios ultravioleta, ao passar um protetor solar de FPS 30, sua pele fica 30 vezes mais protegida. Ou seja, a proteção nesse caso será de 150 minutos (ou duas horas e meia).
Apesar de existirem produtos com FPS 15, a orientação da Sociedade Brasileira de Dermatologia e do Consenso Brasileiro de Fotoproteção é que as pessoas expostas ao sol no Brasil utilizem produtos com, no mínimo, FPS 30 para que haja proteção contra os efeitos dos raios UVA e UVB. Outra observação a ser feita sobre os protetores solares é que, embora a pele negra tenha maior quantidade de melanina, além de maior resistência à degradação por conta da alta densidade de fibra colágena, também é preciso se proteger do sol.
Como explica a dermatologista Katleen Conceição em entrevista ao site DermaClub, as características que beneficiam a pele negra também podem favorecer o aparecimento de manchas e outros problemas de pele: “A pele negra apresenta maior facilidade à queloide e à hiperpigmentação”. Sendo assim, a profissional recomenda que sejam usados protetores de FPS 30, como já orientam os principais órgãos nacionais dessa área
Em casos de pessoas que tenham membros da família que já tiveram câncer de pele, que estejam constantemente expostas ao sol por condições de trabalho, que tenham melasma ou rosácea, que tenham feitos tratamentos estéticos que sensibilizem a pele ou que sejam albinas, é extremamente recomendado o uso de protetores com FPS superior ao 30.
Tipos de protetor solar
Agora que você já sabe mais sobre o que é o fator de proteção solar, é o momento de identificar qual o melhor protetor solar para você. Unimos os produtos mais procurados e, a seguir, iremos falar sobre o papel de cada um deles, seus diferenciais e principais formas de uso. Mas, independentemente disso, é sempre importante lembrar que o uso desse produto deve ser diário, com reaplicações por pelo menos duas vezes ao dia.
- Protetor solar com cor: Uma das opções mais procuradas por quem quer unir proteção e uniformização do tom de pele, o protetor solar com cor ajuda a disfarçar imperfeições, por isso é o favorito de quem usa maquiagem diariamente.
- Protetor solar com toque seco: Esse tipo de produto é ideal para quem possui a pele oleosa, bem como para as pessoas que não gostam de sentir a textura cremosa na pele após a aplicação de um protetor facial convencional. Em contrapartida, devem ser evitados em casos de pele seca ou para quem gosta de ter a pele com um toque mais macio e hidratado.
- Protetor solar oil-free: Os produtos desse nicho não são “livres de óleo”, e sim, são essenciais para as pessoas que têm tendência a ter acnes, cravos e espinhas. Isso porque, na realidade, eles são menos propensos a estimular a formação dessas condições de pele.
- Protetor solar facial: Como o próprio nome diz, esse é o nome do dermocosmético que auxilia a proteger especialmente a região do rosto de quaisquer danos provocados pelos raios solares. O protetor solar facial proporciona hidratação, combate o envelhecimento precoce e mantém sua pele facial linda e protegida.
- Protetor solar infantil: Desenvolvido exclusivamente para a pele das crianças, que é mais suscetível que a dos adultos às queimaduras graves que podem desencadear em melanomas. É importante que os protetores infantis sejam resistentes à água e protejam contra ambos os raios, UVA e UVB. Esse tipo de produto pode ser usado por bebês de mais de seis meses. Bebês de menos de seis meses não podem receber nenhum tipo de proteção solar, pois a pele da criança é bem mais sensível a produtos químicos. Nesse caso, não há um protetor solar para bebês, sendo recomendado que o pequeno seja mantido sempre sob a sombra e, se possível, com roupinhas de manga longa e calças compridas para evitar a exposição.
- Protetor solar físico: Também conhecido como protetor solar mineral, é composto de óxido de zinco e/ou dióxido de titânio, ingredientes naturais que oferecem proteção de amplo espectro, ou seja, contra os raios UVA e UVB. Esse produto funciona como um bloqueador, e os raios solares são refletidos ali. Mais difícil de espalhar, é daqueles que costuma deixar a pele esbranquiçada por conta da barreira que oferece.
- Protetor solar químico: Mais fácil de encontrar e mais popular, o protetor solar químico é composto por ingredientes que penetram nas primeiras camadas da pele, permitindo que os raios solares entrem na pele mas, por conta dos agentes químicos, não há danos. Imperceptível na pele, o protetor solar químico é muito fácil de espalhar.
Além dos tipos mencionados acima, que denotam as diferenças entre o protetor solar físico e químico, o toque seco e o oil-free, o de crianças e o de adultos, há também diferenças em termos de aplicação e textura. No mercado, você encontra o tradicional creme para aplicação direta na pele, o protetor solar em spray, que proporciona fácil aplicação, além do protetor solar em pó e em bastão, que podem ser aplicados durante o ritual diário da maquiagem.
Há quem ache que esses produtos não protegem com a mesma eficácia dos cremes por terem um efeito mate e uma textura diferente, mas na realidade eles são muito úteis para o dia a dia, pois também protegem de luzes de computadores, telas de celular e lâmpadas.
Na busca pelos melhores protetores solares, PROTESTE – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor afirma que é importante ficar atento aos termos “hipoalergênico” e “dermatologicamente testado”. Isso porque, no caso de produtos que se dizem hipoalergênicos, isso não necessariamente traz uma segurança adicional, já que qualquer produto pode causar reações por menos componentes que ele tenha. Enquanto isso, um produto dermatologicamente testado não deve ser supervalorizado, já que isso significa que o produto foi avaliado em humanos sob controle de médico dermatologista. No entanto, isso não traz benefícios adicionais aos produtos.
Agora que você já sabe tudo sobre o que é proteção solar e como escolher aquele produto que mais atende às suas necessidades, continue navegando no blog da Farmácia Indiana e saiba ainda mais sobre saúde e bem-estar!