Uma pele sensível é aquela que é mais suscetível a irritações, vermelhidão e descamações que são acompanhadas por sensações de desconforto como calor na pele, coceira ou repuxo. Mas como e por que uma pele sensível reage de forma diferente a esses fatores? Vamos entender um pouco a seguir.
Como a pele se torna sensível?
As sensações de desconforto podem ocorrer por diversos motivos, como:
- pela exposição a um tempo muito frio, pela exposição solar ou por outros fatores ambientais;
- pelo uso de alguns cosméticos no rosto (principalmente novos);
- pela chegada de uma fase específica (como, por exemplo, a gravidez);
- pelo uso de procedimentos dermatológicos (como a depilação, o peeling, a limpeza de pele, entre outros);
- pela fragilidade das paredes dos vasos sanguíneos;
- pela atopia, que é a tendência hereditária a desenvolver manifestações alérgicas;
- por patologias cutâneas como eczema, rosácea, entre outras.
Esse tipo de pele é conhecido como hiper-reativo, já que reage mais aos estímulos que uma pele normal. Nesse caso, a epiderme apresenta sua barreira protetora alterada, o que favorece a desidratação da pele e facilita a penetração de agentes que provoquem irritação. Além dessa primeira barreira, há o microbioma, que é uma segunda barreira que consiste na comunidade de fungos, bactérias e outros microrganismos que formam uma barreira natural, mas ocorre desequilíbrio em casos de pele sensível.
Ou ainda, uma pele sensível pode ser causada pela liberação de neuromediadores por meio de terminações nervosas superficiais e de citocinas pró-inflamatórias, que são substâncias segregadas pelas células da pele. Além disso, a pele sensível apresenta maior produção de radicais livres, que em excesso, são nocivos para o organismo.
Apesar de certos casos apresentarem maior tendência à sensibilidade, essa condição pode acometer qualquer tipo de pele, seja ela seca, mista ou oleosa, por exemplo. Segundo a Bioderma Brasil, estima-se que cerca de um terço da população adulta sofra com hipersensibilidade da pele, e dessa parcela, as mulheres são mais afetadas do que os homens.
Se você tem a pele sensível, sabe que essa condição pode ter um impacto psicológico muito significativo no dia a dia, já que a hipersensibilidade afeta as atividades diárias e pode impedir o tratamento de outras condições de pele. Mas, se você acha que não há forma de amenizar esse caso e que não será possível nem mesmo criar sua própria rotina de skincare, saiba que há produtos especiais para a pele sensível que vão ajudar a tornar sua pele mais saudável.
Como cuidar da pele do rosto que tem sensibilidade?
Para criar seu cronograma de cuidados com a pele do rosto mais sensível, é preciso, antes de mais nada, identificar as necessidades desse tipo de pele. Para restaurar uma pele sensível para que volte ao seu estado natural, é preciso:
- Aliviar o desconforto
- Restaurar a barreira protetora da pele
- Hidratar e, dessa forma, reduzir o ressecamento
- Reduzir a vermelhidão, irritações e inflamações
- Evitar o uso de cosméticos não adaptados, priorizando aqueles que são próprios para a pele sensível
Elencadas as necessidades da pele, fica muito mais simples saber como criar uma rotina de skincare realmente eficaz. O segundo passo é mudar pequenas coisas no seu dia a dia para melhorar a saúde da pele, sendo assim é necessário suspender o uso de qualquer produto que cause desconforto ou queimação, evitar banhos muito quentes, limitar ao máximo as fontes de agressão à pele, secar a pele sempre de forma suave para evitar o atrito da toalha com a pele, e diminuir o consumo de álcool, pimentas, café e alimentos condimentados.
Com essas medidas e com uma ótima rotina de skincare, ter a pele dos seus sonhos é muito mais fácil. Conheça a seguir o passo a passo para uma pele muito mais bonita, forte e saudável.
Rotina de cuidados com a pele do rosto
O passo a passo listado a seguir deve ser feito ao acordar, e também antes de dormir. Assim, você prepara sua pele para um novo dia, e ao chegar em casa, tem o ritual certo para uma ótima noite de sono para a sua pele.
Limpeza
O primeiro passo para uma pele menos sensível é apostar na limpeza do rosto com produtos suaves e de fórmula leve. Muitos especialistas aconselham começar o dia aplicando um sabonete para a pele sensível, que nada mais é que um sabonete neutro (sem parabenos, fragrâncias, álcool ou qualquer substância reativa).
Tonificação
Assim como na escolha do sabonete, ao escolher um tônico para a pele sensível é importante evitar produtos que contenham álcool e conservantes. A água micelar é o produto mais recomendado, porque possui substâncias calmantes e poderosas moléculas chamadas “micelas”, que limpam profundamente sem agredir. Com o auxílio de um algodão, evite esfregar o produto sobre a pele, e faça movimentos suaves para que o produto deslize sobre ela.
Hidratação
Um bom hidratante para a pele sensível é composto por ativos como a manteiga de karité, a glicerina, as ceramidas e a vitamina B5. Além disso, a pele sensível pede o uso de cremes com substâncias calmantes como a licochalcona A, a nicotinamida, a argila verde, a camomila, entre outros. Com a aplicação do hidratante em movimentos circulares, massageando levemente, já será notável o viço e brilho da pele.
Além desses três passos essenciais para a manhã e a noite, há produtos para cuidados com o rosto são um bônus. Para ter uma pele ainda mais bonita durante o dia todo, tome nota sobre alguns detalhes que farão a diferença na saúde cutânea. São eles:
Proteção Solar
A pele sensível pode e deve pegar sol, mas é preciso moderação. Para não sofrer danos, basta aplicar um protetor solar para pele sensível com, no mínimo, FPS 30 e de amplo espectro, que protege dos raios UVA e UVB, já que esse tipo de pele é mais sensível à exposição solar.
Manutenção
Durante o dia, você pode usar água termal à vontade para manter sua pele hidratada e protegida. Esse produto possui ativos que ajudam a nutrir, acalmar e recompor a barreira hidrolipídica, e é muito fácil de ser aplicado ao longo do dia.
Como você viu, os cuidados com a pele sensível são fundamentais para amenizar os sintomas de quem tem essa condição. Com cinco passos simples, é possível restaurar a pele e retomar a saúde e beleza diária.
Agora que você já sabe o que é skincare e quais são os melhores produtos para a pele sensível, continue navegando em nosso blog e saiba mais sobre beleza e cuidados pessoais!