No universo da beleza, profissionais e aficionadas por esse assunto costumam acompanhar muito de perto qualquer tendência e mudança de comportamento. Nos últimos tempos, uma dessas tendências é o skincare. Esse conceito foi criado a partir do momento em que se percebeu que não existe maquiagem impecável sem uma rotina de cuidados com a pele do rosto.
Além de uma excelente forma de preparação da pele para receber a maquiagem, essa é uma forma de tratá-la e, assim, fazer com que a longo prazo não seja preciso depender tanto de maquiagens para corrigir imperfeições, já que a pele terá seu viço natural restaurado. E se você acha que saber o que é skincare já é o suficiente para estar em dia com as tendências, é porque ainda não conhece a mais recente febre: o k-beauty, ou simplesmente, skincare coreana.
O que é skincare coreana?
Skincare coreana é a forma como é denominada a rotina de skincare em dez passos, ou seja, é mais minimalista que uma rotina de cuidados comum, e é feita pelas mulheres da Coreia do Sul. Esse tipo de cuidado faz parte da cultura local, já que, por exemplo, desde a infância, as crianças são ensinadas a passarem diariamente o protetor solar. As asiáticas almejam ter uma pele o mais saudável possível, para não precisar usar muita maquiagem para cobrir imperfeições como as manchas ou a acne.
Consequentemente, a beleza da pele coreana é notada mesmo quando as mulheres estão sem maquiagem, por isso, os cuidados com a pele do rosto adotados por elas se espalharam pelo mundo todo, incluindo o Brasil. A diferença da rotina de skincare brasileira para a coreana é que, aqui em nosso país, costumamos procurar por produtos multifuncionais para tornar esse processo mais rápido e prático. Mas para as sul coreanas, o skincare é sobre “ouvir” sua pele e cuidá-la de acordo com suas necessidades, portanto o momento do cuidado com a pele é um ritual, uma verdadeira terapia.
Com isso elas usam produtos muito específicos em cada etapa do processo. Além disso, os cosméticos coreanos são compostos de matéria-prima natural aliada à tecnologia de ponta dos mais modernos laboratórios. Ou seja, ter uma pele linda é resultado garantido.
O que não te contam sobre skincare coreana
Para aderir à skincare coreana é extremamente importante saber que você não precisa incorporar da noite para o dia todos os produtos na sua rotina de beleza. Conhecendo a base de um bom skincare para ir acrescentando aos poucos outros produtos – e assim, entender como a pele reage e como os cosméticos vão se comportando entre si – é muito mais importante que tentar decorar um passo a passo.
E ainda, nem todos os produtos precisam ser usados rigorosamente todos os dias, como é tão divulgado por aí. A skincare coreana é muito mais sobre entender os cuidados específicos da sua pele do que sobre seguir uma sequência de produtos em si.
Agora que você já sabe disso, conheça a seguir os dez passos do k-beauty. Sua pele vai agradecer por receber cuidados tão especiais!
1 – Limpeza à base de óleo
Na skincare coreana, a limpeza é dividida em duas fases compostas por produtos de texturas diferentes. Na primeira etapa, a limpeza é feita com produtos à base de óleos para que haja a remoção das impurezas, dos resíduos de protetor solar e da maquiagem mais pesada do rosto. Para isso, basta espalhar e massagear o produto pelo rosto delicadamente.
Se você tem receio do rosto ficar com o efeito muito gorduroso, pode substituir esse produto por um bom demaquilante bifásico, que não tem efeito tão oleoso na pele e tem a mesma finalidade de eliminar a camada mais grossa de sujeira do rosto.
Essa etapa pode ser feita somente à noite por se tratar de uma limpeza mais profunda, ou seja, durante o dia você já pode partir diretamente para a limpeza com produtos à base d’água.
2 – Limpeza à base d’água
Para essa segunda fase (que é a primeira da rotina matinal de skincare), o ideal é usar um produto aquoso para remover mais profundamente as impurezas, além de eliminar os resquícios deixados pelos produtos à base de óleos. Nessa etapa, produtos de fórmulas suaves como a água micelar, o gel de limpeza, o mousse ou a espuma hidratante são altamente indicados.
3 – Esfoliação
Duas vezes por semana, é o momento de incluir a realização de uma limpeza ainda mais profunda na sua rotina de skincare. Para isso, a esfoliação é essencial após a limpeza, pois ajuda a promover a renovação celular e eliminar as células mortas da pele. Com a esfoliação, os poros da pele são desobstruídos e deixam a pele com uma textura mais luminosa, macia e uniforme.
Cada produto tem uma função na rotina de cuidados, e o esfoliante é responsável por aumentar a absorção dos produtos que serão usados em seguida. Ao passar o esfoliante, não é indicado fazer movimentos rápidos e fortes achando que assim a limpeza será mais efetiva, pois na realidade você correrá o risco de machucar a pele.
4 – Tonificação
Para finalizar a parte da limpeza, um bom tônico facial tem a função de equilibrar o pH da pele. Ao usar esse produto de dia e à noite, você terá aumento no tônus e na vitalidade da pele, além de eliminar o excesso de oleosidade dos poros. Se sua pele for normal ou seca, não é necessário fazer a tonificação da pele do rosto, podendo pular essa etapa.
5 – Essência
Um dos produtos para cuidados do rosto que está entre os principais na rotina de skincare coreana é a essência. Essa loção aquosa tem uma textura parecida com a do sérum, que é muito leve, mas é um pouco mais fluida, e tem alto poder de hidratação. A essência é rica em ativos reparadores, e deve ser usada à noite para promover o aumento da elasticidade da pele e a renovação das células.
6 – Tratamento
Nesse passo, é utilizado um produto de tratamento específico de acordo com a principal necessidade da sua pele. Podem ser usados séruns ou boosters para tratamento antiacne, anti-idade, de melasmas, de poros dilatados, de olheiras, de rosáceas e muitos outros. No caso da opção pelo sérum, ele atua nas camadas mais profundas da pele enquanto os boosters são indicados para casos mais emergenciais.
7 – Máscara facial
Duas vezes por semana, o k-beauty recebe mais uma importante etapa, que leva de 15 a 20 minutos: a aplicação dos sheet masks. Esse tipo de máscara facial é feito de papel descartável e embebido em ativos que podem ser relaxantes, clareadores, hidratantes, desintoxicantes, antiacne, regeneradores, entre outros.
Para aproveitar ao máximo os ativos presentes na máscara, ao retirá-la, massageie o rosto absorvendo por completo o que restou da concentração de ativos. E ainda, caso você não encontre os sheet masks, pode usar sua máscara facial favorita.
8 – Área dos olhos
Na skincare coreana, o minimalismo é a chave. Por isso, como cuidar da pele do rosto e esquecer dos cuidados específicos para a região dos olhos? Uma das áreas mais sensíveis e, consequentemente, uma das que mais precisam de cuidados especiais tem espaço no k-beauty.
O uso de cremes específicos para suavizar linhas de expressão, atenuar olheiras e hidratar a pele da área dos olhos ajuda a iluminar o olhar, ativar a circulação sanguínea, reduzir o inchaço e tratar a pele ao redor dos olhos. Para isso, basta uma aplicação em movimentos delicados, com leves batidinhas para fazer menos pressão na pele dessa região.
9 – Hidratação
A hidratação é um passo comum na rotina de skincare brasileira. Os hidratantes devem ser escolhidos de acordo com o seu tipo de pele e contribuem para a reposição de umidade da pele, ajudam a atenuar as linhas de expressão, devolvem a saúde e luminosidade da pele. Além disso, eles atuam de forma específica conforme o tipo de pele: enquanto os hidratantes para peles mistas ou oleosas são mais leves e secos, os feitos para as peles secas são mais cremosos, e os para peles sensíveis possuem ativos calmantes.
10 – Proteção solar
O protetor solar é obrigatório para a rotina de skincare durante o dia. Não é preciso dizer que esse produto é fundamental para prevenir as manchas, o envelhecimento precoce e o câncer de pele, e deve estar no seu checklist mesmo em dias nublados.
A skincare coreana é totalmente especial por reunir cuidados essenciais e outros mais elaborados para a pele. Por apresentar resultados eficazes e promover a saúde da pele sem a necessidade de utilizar maquiagens que disfarcem imperfeições, vale a pena incorporar uma ou mais etapas do k-beauty no seu dia a dia!
Agora que você já aprendeu como criar uma rotina de skincare coreana, continue navegando no blog da Farmácia Indiana e saiba mais sobre o universo da beleza e cuidados pessoais!