Voltar

16 de abril de 2024

Como fazer cronograma capilar? Saiba como montar o seu


Clock 4 minutos de leitura
side view woman hair slugging night routine

Você já ouviu falar sobre o cronograma capilar, certo? É um termo bem utilizado quando o assunto é cuidar diariamente dos seus fios. Mas caso a prática ainda não seja um hábito seu, é comum que possa ter alguma dificuldade para saber por onde começar.

Pensando nessa possibilidade, o blog da Farmácia Indiana está aqui para ajudar! Neste guia completo, vamos explorar passo a passo como fazer um cronograma capilar personalizado para cuidar dos seus cabelos da melhor maneira possível.

Prepare-se para descobrir os segredos por trás da beleza cabelos saudáveis ​​e deslumbrantes, enquanto exploramos juntos o mundo de possibilidades dos cronogramas capilares.

Boa leitura!

O que é cronograma capilar?

O cronograma capilar é o nome dado a uma rotina mais completa de cuidados diários — ou ao menos esporádicos — com os seus cabelos. Seus passos costumam girar em torno de produtos, atividades e cuidados que promovam a manutenção da saúde e da estética capilar, visando repor os nutrientes perdidos, restaurar a hidratação e fortalecer os fios.

Saiba como montar o seu cronograma capilar

Por mais que existam algumas bases que se repitam com frequência, bem como táticas, estratégias e as chamadas “misturinhas mágicas”, que podem complementar os cuidados de diversos tipos de cabelo, não há nada melhor do que você montar seu cronograma capilar baseado nas características dos seus próprios fios.

Dessa forma, você vai garantir o melhor resultado possível, com cada passo sendo perfeitamente pensado para recuperar as mechas de aspectos negativos, quanto exaltar o brilho, a vitalidade e os demais pontos positivos dos seus cabelos!

Confira nosso passo a passo descobrir como fazer seu cronograma capilar

1. Identifique as necessidades do seu cabelo

Antes de começar seu próprio cronograma capilar, é crucial analisar seu cabelo e entender as necessidades específicas dos fios.

Para fazer uma avaliação completa, analise:

  • Textura dos cabelos: verificando os possíveis níveis de curvatura no caso dos ondulados, cacheados e crespos;
  • Porosidade do fio: notando se a estrutura é lisa e macia como deve ser, ou se as cutículas capilares estão abertas, promovendo desidratação do cabelo, frizz, perda de brilho e afins;
  • Volume capilar: principalmente se sentiu alguma diferença recente na quantidade de fios ou se viu cabelos caírem com um pouco mais de frequência.

2. Divida as etapas do seu cronograma capilar

Conforme comentamos, o cronograma capilar é dividido, principalmente, em três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. Cada etapa possui tratamentos específicos para atender às necessidades do seu cabelo.

Ao fazer uma avaliação mais atenta dos seus fios de cabelo, já é possível que você note as etapas do seu próprio cronograma capilar exigirão mais tempo, esforço e investimento.

3. Escolha os produtos adequados

Outro ponto fundamental é apostar em produtos que se adequem à forma e estrutura dos fios. Reforçamos a importância de fazer um processo completo, contemplando todas as etapas. Entretanto, é bem provável que uma — ou até mesmo duas dessas etapas exijam um destaque maior.

Um cabelo sobretudo ressecado, por exemplo, pede que você aposte em máscaras e cremes com alto potencial de hidratação para revitalizar os fios. Em contrapartida, cabelos ralos, fracos e quebradiços devem receber o auxílio de óleos e manteigas naturais para intensificar o processo de nutrição.

Por fim, existem os cuidados especialmente voltados para a recuperação de mechas que tenham sofrido com os efeitos colaterais de produtos químicos. Neste caso, é muito importante que você considere investir em séruns, máscaras e tonificantes que ajam diretamente na raiz e no córtex capilar para dar vida nova aos seus cabelos!

4. Estabeleça uma frequência e tenha consistência

Ao definir como fazer seu cronograma capilar e os produtos que você utilizará no processo, determine uma frequência para realizar os cuidados. Leve em base sua própria agenda e o tempo médio desprendido para executar cada passo. O importante é que você encontre um padrão consistente para promover o devido tratamento.

Isso porque a chave para o sucesso do cronograma capilar é a consistência. Mantenha uma rotina regular de cuidados com os cabelos, seguindo o cronograma estabelecido e utilizando os produtos corretos.

5.Avalie e ajuste se necessário

Ao longo do tempo, avalie os resultados do seu cronograma capilar e faça ajustes conforme necessário. Se sentir que seu cabelo precisa de mais hidratação, aumente a frequência dessa etapa. Se notar que os fios estão mais frágeis, priorize a reconstrução.

Sempre tenha essa possibilidade em mente, sobretudo enquanto “conhece” os novos produtos aplicados nos fios e filtra as fórmulas que, apesar de trazerem certos benefícios, por algum motivo podem promover algum déficit menor na saúde ou na estrutura capilar.

E claro, há ainda um remanejamento bom: o ajuste feito quando seu cronograma capilar começa a dar resultado! Conforme seu cabelo vai atingindo o estado ideal, é possível tornar o processo mais rápido, prático ou até mais barato, substituindo alguns passos mais exigentes de recuperação por cuidados mais básicos de manutenção.

É muito importante, aliás, contar com uma rotina de cuidados que vá além da atenção especial aos cabelos. No blog da Indiana você também encontra instruções sobre como elaborar uma rotina de cuidados para sua pele durante o verão. É mais conhecimento voltado para colaborar com sua saúde e beleza. Não deixe de conferir!


Clock 4 minutos de leitura