Voltar

2 de abril de 2024

Vacina da gripe: o que é, como funciona e onde tomar?


Clock 4 minutos de leitura
doctor with gloves vaccinating patient

Quando o assunto é a gripe, seja dentro ou fora da sua “temporada” tradicional entre abril e outubro, se preparar para proteger sua saúde e a de seus entes queridos nunca é demais. Nesse contexto, a vacina da gripe torna-se uma poderosa aliada na prevenção da doença, conseguindo agir diretamente junto ao organismo, preparando-o para lidar com possíveis incômodos do vírus.

Mas o que exatamente é a vacina da gripe? Como ela funciona? Hoje, no Blog da Farmácia Indiana, vamos explorar tanto as definições da dose e seu método de funcionamento, como também apresentaremos: quem pode tomá-la, o tempo necessário para se aguardar entre as doses, as diferenças entre a vacina do SUS e as oferecidas pela rede privada, além de reforçarmos o calendário vacinal recomendado.

Boa leitura!

O que é a vacina da gripe?

A vacina da gripe, também conhecida como vacina contra influenza, é uma vacina desenvolvida para prevenir a infecção pelo vírus da gripe. Ela é composta por cepas inativas dos vírus influenza — ou seja, “partes” do vírus já inativo — que são os principais responsáveis pela doença, visando estimular a resposta do organismo frente ao corpo estranho.

Essas cepas são selecionadas com base nas previsões dos especialistas sobre quais variantes do vírus serão mais prevalentes na temporada de gripe, considerando diversos aspectos biológicos e climáticos.

Como funciona a vacina da gripe?

A vacina da gripe funciona estimulando o sistema imunológico a produzir anticorpos contra as cepas do vírus influenza presentes na vacina. Quando uma pessoa vacinada é exposta às partes inativas do vírus da gripe, seu sistema imunológico reconhece as cepas e produzir anticorpos próprios para combater o vírus influenza a qual foi exposto.

Dessa forma, caso o organismo seja infectado pelo vírus, ele já apresenta as devidas defesas para amenizar a gravidade da infecção ou preveni-la completamente.

Aproveite para conhecer mais detalhes de outras importantes doses, como a vacina da dengue.

Quem pode tomar vacina da gripe?

A vacina da gripe tetravalente é recomendada para quase todas as pessoas, especialmente para os tradicionais grupos de risco em caso de alta considerável dos casos:

  • Crianças;
  • Idosos;
  • Gestantes;
  • Pessoas com condições médicas crônicas.

Mas vale ressaltar que é sempre importante se consultar com um profissional para ter certeza se você pode tomar a vacina ou se ela poderá ser aplicada em alguém da sua família — especialmente se você tiver alergias a algum componente da vacina.

Quanto tempo devo esperar entre uma vacina e outra?

Após receber a vacina da gripe quadrivalente, é importante seguir as orientações calendário vacinal recomendado pelos órgãos governamentais de saúde. Normalmente, uma nova dose da vacina é necessária a cada ano, com a composição da vacina sendo atualizada à cada temporada da doença, considerando as mutações pelas quais os vírus de gripe possam passar.

Outro aspecto importante envolvendo o período certo para receber doses de vacina é o período do ano, sendo indicado que a aplicação ocorra antes do início da temporada de gripe, entre os meses de abril e maio.

Rede privada ou SUS: qual a melhor vacina da gripe?

Por mais segura e eficaz que a vacina do SUS seja na cobertura que se propõe a oferecer, fato é que a vacina tetravalente oferecida pela Farmácia Indiana é mais completa do que as doses encontradas na rede pública.

Isso porque a vacina da gripe do SUS é trivalente, promovendo imunização contra três tipos de virus diferentes. A tetravalente disponível na Indiana, como o nome já indica, oferece uma proteção contra 4 vírus diferentes, sendo duas cepas do tipo A e duas cepas do tipo B.

Outra diferença importante está na disponibilidade e na comodidade de agendamento da aplicação:

  • As vacinas oferecidas pelo SUS são gratuitas e estão disponíveis em postos de saúde, sendo distribuídas por ordem de chegada e, claro, conforme as listas de prioridades;
  • As obtidas pela rede privada podem ser pagas e geralmente estão disponíveis em clínicas e farmácias, cortando o tempo de espera da rede pública.

Qual é a importância do calendário vacinal?

Seguir o calendário vacinal é muito importante para garantir que as vacinas aplicadas causem os efeitos desejados. Isso vale para manter-se atualizado também com as outras vacinas recomendadas para sua você. Fique sempre atento às orientações do Ministério da Saúde para garantir que você e sua família estejam protegidos contra doenças preveníveis por meio da vacinação.

A vacina da gripe quadrivalente é uma ferramenta muito importante na prevenção da gripe e, consequentemente, de suas complicações. É muito importante destacar que ao tomar sua dose de vacina da gripe você não está somente cuidado de você, mas da sua família e de toda a sua comunidade. Lembre-se sempre de consultar a IndiClinic para obter maiores orientações e seguir o calendário vacinal recomendado!

Esperamos que tenha gostado deste post exclusivo da Farmácia Indiana! Aproveite para garantir ainda mais informações sobre importantes ferramentas de cuidados, prevenção e prevenção de doenças, como no caso dos testes de dengue, aprendendo mais sobre o exame!


Clock 4 minutos de leitura