Voltar

6 de fevereiro de 2024

Vacina da dengue: o que é, como funciona e importância


Clock 4 minutos de leitura
vista frontal do paciente recebendo sua vacina da dengue

Com uma eficiência comprovada de 80% contra a dengue, a QDenga é a principal vacina contra a doença, aprovada pela Anvisa em março de 2023 para a aplicação no Brasil.

Desde então, surgiram diversas dúvidas relacionadas ao assunto como quem pode tomar, o quanto ela protege e as reações pós-aplicação. Pensando nisso, o Blog da Farmácia indiana trouxe alguns esclarecimentos sobre a vacina da dengue, confira!

O que é a dengue?

A dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. São conhecidos quatro sorotipos do vírus da dengue: 1, 2, 3 e 4. Todos eles podem causar um quadro grave na primeira infecção e ser predominantemente mais grave na segunda infecção.

Quais são os principais sintomas da dengue?

Todos os 4 sorotipos da dengue podem ser assintomáticos. Por isso é muito comum uma pessoa já ter tido a doença e não saber. Além disso, a dengue na sua forma leve pode ser confundida facilmente com outras viroses febris, como febre amarela, lepsospirose e malária pela semelhança dos sintomas que são:

  • Febre alta;
  • Dor de cabeça;
  • Náuseas;
  • Dor nos olhos;
  • Dores musculares;
  • Fadiga intensa.

Nos casos graves da dengue, a pessoa pode apresentar ainda:

  • Aparecimento de manchas vermelhas na pele;
  • Sangramentos no nariz e na gengiva;
  • Vômitos persistentes;
  • Dor abdominal intensa.

Ao sentir algo da lista é importante procurar atendimento médico. A evolução da doença para dengue hemorrágica deve ter um acompanhamento mais de perto, pois pode ser fatal.

Do que é composta a vacina da dengue?

A QDenga, fabricada pela farmacêutica Takeda Pharma, é elaborada pelos quatro sorotipos vivos do vírus da dengue. Vale mencionar que, apesar de serem elementos vivos do próprio vírus, eles foram previamente enfraquecidos em laboratório para não oferecer riscos à saúde.

Essa técnica utilizada na vacina, possibilita desencadear uma resposta imunológica em quem recebeu o imunizante sem causar a doença de forma completa. Isso possibilita uma reação mais rápida do corpo quando ocorrer uma exposição real à doença.

Qual é a eficácia da vacina QDenga?

A vacina QDenga apresenta uma eficácia geral de 80,2 % quando consideramos os 4 tipos de sorotipos após 12 meses as duas doses completas. Analisando individualmente, a taxa foi a seguinte:

  • Eficácia para o tipo 1: 68,8%;
  • Eficácia para o tipo 2: 95,1%;
  • Eficácia para o tipo 3: 48,9%
  • Eficácia para o tipo 4: dados insuficientes para uma conclusão.

É importante destacar que os sorotipos 3 e 4 não causam os quadros mais graves da dengue. Porém, a proteção menor para esses sorotipos é um desafio encontrado para o uso do imunizante em larga escala.

Apesar desse fator, o ciclo completo do imunizante reduziu as hospitalizações em 90% entre os estudos já concluídos, sendo uma recomendação para diminuir a evolução da doença para casos mais agravantes.

Para um melhor conhecimento dos efeitos da vacina da dengue a longo prazo, estão sendo coletados dados por um grupo de estudos da universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e pelos especialistas da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunizações do Ministério da Saúde.

Quanto tempo dura a vacina da dengue?

Os estudos da vacina da dengue QDenga seguem em andamento. Até o momento, a sua eficácia é de 4 a 5 anos, sem a necessidade de dose de reforço durante esse período.

Quantas doses da vacina da dengue são necessárias?

O ciclo completo da imunização com a QDenga ocorre com duas doses da vacina de 0,5ml. Elas são aplicadas via subcutânea, onde o intervalo entre as doses deve respeitar o mínimo de 3 meses.

Quem pode tomar a vacina da dengue?

A vacina da dengue é indicada para pessoas de 4 a 60 anos para quem já teve ou não a doença. Para os previamente infectados, é necessário esperar 6 meses para tomar a vacina.

Fora dessa faixa etária ainda não existem dados seguros sobre o efeito do imunizante. Para os indivíduos com idade acima de 60 anos, a recomendação é que a aplicação seja feita só em casos de orientação médica.

Há contraindicações para a vacina da dengue?

Sim, a aplicação da vacina QDenga é contraindicada para alguns grupos, confira:

  • Mulheres gestantes e lactantes, ou seja, que estão amamentando;
  • Pessoas que tiveram hipersensibilidade a primeira dose;
  • Indivíduos com imunodeficiências primárias ou adquiridas;
  • Crianças com menos de 4 anos e idosos acima de 60 anos, que são faixas onde o imunizante ainda não foi testado.

Há reações da vacina da dengue?

Assim como qualquer vacina, a QDenga pode apresentar algumas reações logo após a aplicação como:

Geralmente esses efeitos colaterais são leves e temporários. Caso sejam persistentes, procure orientação médica.

Onde se vacinar contra a dengue?

A vacina contra a dengue está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), mas até o momento, somente para um determinado público-alvo e em regiões prioritárias que ainda estão sendo definidas pelo órgão.

Mas, se você quer garantir logo a sua proteção contra a doença e ficar mais tranquilo, aqui na Farmácia Indiana você encontra a vacina QDenga a um preço especial. Ela pode ser aplicada por um profissional legalmente habilitado para esta prática em ambientes licenciados pela Vigilância Sanitária.

Esperamos que com o post de hoje você tenha solucionado as principais dúvidas sobre a vacina da dengue e a sua importância no controle da doença.

Continue acompanhando o blog da Farmácia Indiana para mais conteúdos sobre saúde e bem-estar!


Clock 4 minutos de leitura