Voltar

7 de maio de 2024

Dia Livre de Imposto: como surgiu e dicas para aproveitar!


Clock 4 minutos de leitura
1200x628   ADS

O Brasil possui uma das carga tributária mais elevadas do mundo. Por isso, iniciativas que proporcionam algum tipo de alívio financeiro aos consumidores nesse quesito são sempre bem-vindas. Uma dessas iniciativas é o Dia Livre de Impostos, um evento que ganha cada vez mais visibilidade e adesão, sendo uma possibilidade de fazer compras de remédios e demais produtos em preços mais acessíveis.

Este artigo exclusivo da Farmácia Indiana te explica o que é o Dia Livre de Impostos, como ele surgiu, porque é comemorado no dia 6 de junho, além de explorar as questões relacionadas ao reajuste anual no preço dos mais diferentes tipos de medicamentos e fornecer dicas valiosas para os consumidores aproveitarem ao máximo essa data especial na compra de remédios.

Prepare-se para economizar!

O que é o Dia Livre de Impostos?

O Dia Livre de Impostos é uma iniciativacriada pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem) em 2003, que é promovida, desde então, por frentes comércio e da indústria para conscientizar a população sobre a alta carga tributária que incide sobre os produtos no Brasil.

Durante esse dia, comerciantes de várias cidades do país vendem seus produtos sem repassar ao consumidor o valor dos impostos, com o impacto causado pela diferença de preços servindo como lembrete da quantidade de taxas governamentais aplicadas diariamente.

Por que o Dia Livre de Impostos é 6 de junho?

A estimativa é de que no dia 6 de junho de cada ano o trabalhador brasileiro tenha terminado de pagar todos os impostos do ano, com o valor empregado em contas e compras atingindo a quantidade de taxas governamentais estimadas para todo o ano — pouco mais de 40% de tudo o que ganha no período.

É a partir do dia 6 de junho que, teoricamente, o brasileiro começa a trabalhar para si, e não apenas para pagar impostos.

Qual o percentual de impostos médios sobre os medicamentos?

Entre a flutuação de compostos que recebem aumentos e isenções de impostos, estima-se que 20% do preço dos medicamentos sejam destinados apenas às cargas tributárias. Eles são frutos de uma série de cobranças como o IBS E CBS, taxações sobre bens e serviços em níveis nacionais, estaduais e municipais.

Qual foi o aumento no preço dos medicamentos em 2024?

O percentual de aumento sobre o preço dos medicamentos estabelecido em 2024 foi de 4,5%, conforme estabelecido pelo CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos).

Essa aumento ocorre a cada ano, mas varia dependendo dos fatores mencionados anteriormente. Em 2023, por exemplo, o reajuste autorizado pela CMED foi de até 5,6%, baseado na inflação e nos custos de produção do setor farmacêutico.

Dicas para comprar remédios no Dia Livre de Impostos

Considerando todos esses fatores — sobretudo os aumentos empregados anualmente em remédios por meio da CMED — o Dia Livre de Impostos se torna uma excelente oportunidade para adquirir medicamentos e outros produtos de saúde com preços reduzidos.

Confira algumas dicas da Farmácia Indiana para aproveitar a data garantindo o máximo de economia e segurança!

  • Planeje suas compras: dos medicamentos de uso contínuo às soluções que não podem faltar para lidar com resfriados, dores de cabeça e demais problemas corriqueiros, é importante fazer uma lista dos medicamentos e produtos de saúde que você precisa. Assim, você evita compras impulsivas e aproveita melhor os descontos.
  • Verifique a validade: sempre que possível, cheque a data de validade dos medicamentos para garantir que terá tempo suficiente para utilizá-los — com uma atenção especial aos remédios de uso contínuo, garantindo um tratamento seguro e mais barato por período maior.
  • Aproveite para estocar: o Dia Livre de Impostos é uma boa oportunidade para estocar medicamentos, com muitos estabelecimentos oferecendo até descontos em compras de maior volume.
  • Consulte seu médico: antes de comprar medicamentos, especialmente os de uso prolongado, consulte seu médico para garantir que está adquirindo os produtos corretos e na quantidade devida.

O Dia Livre de Impostos é uma excelente oportunidade para os consumidores economizarem e, ao mesmo tempo, se conscientizarem sobre a alta carga tributária no Brasil. Para os clientes de farmácias, é uma chance de adquirir medicamentos e produtos de saúde a preços mais acessíveis. Fique atento à data, planeje suas compras e aproveite os descontos para aliviar um pouco o peso dos impostos no seu bolso!

Você é nosso convidado para seguir navegando pelo blog da Farmácia Indiana para conseguir ainda mais informações precisas sobre medicamentos, dermocosméticos, complementos vitamínicos e afins — fator que pode te ajudar a fazer compras ainda mais objetivas durante o Dia Livre de Impostos, aliás.

Veja conosco, por exemplo, as dicas para escolher os melhores produtos com vitamina C para o seu rosto, evitando os três erros mais comuns do processo de seleção para aproveitar ao máximo o potencial do produto e da importante vitamina.

Até o próximo post!


Clock 4 minutos de leitura