Voltar

19 de março de 2024

Má alimentação: sintomas e consequências do problema


Clock 5 minutos de leitura
Mulher sentada à frente de mesa com vários doces

A má alimentação é um problema recorrente na sociedade moderna, considerando o ritmo intenso das rotinas intensas e exigentes tão comuns nos centros urbanos.

Com pouco tempo disponível e toda a praticidade oferecida por comidas industrializadas — muitas vezes de preço até mais acessível que produtos saudáveis — a alimentação perde qualidade, o que pode desencadear uma série de fatores contribuintes para problemas de saúde.

Conte com esse material especialmente elaborado pela Farmácia Indiana para entender e reconhecer os principais sintomas, consequências e sinais da má alimentação. Também daremos dicas importantes para lidar com o problema e se alimentar bem.

Boa leitura!

O que é má alimentação?

O termo má alimentação refere-se a um padrão de dieta diária desequilibrada. Normalmente, ocorre devido ao consumo excessivo de alimentos pouco nutritivos — como processados, doces, refrigerantes, etc.

Especialmente quando esses alimentos substituem frutas, vegetais, proteínas magras e grãos integrais, ricas em nutrientes essenciais.

Quais são os sintomas e sinais da má alimentação?

Os sintomas da má alimentação são claramente indicados pelo corpo humano, trazendo incômodos e malefícios que vão do sistema digestivo ao neurológico.

Estes impactos podem variar de organismo para organismo, mas geralmente incluem:

  1. Fadiga constante: A má alimentação promove uma dieta pobre nos nutrientes essenciais par ao bom funcionamento do organismo. Assim, essa falta de vitaminas, minerais, proteínas e afins pode levar o corpo à fadiga, devido à falta de energia para o funcionar adequadamente.
  2. Ganho de Peso: o consumo em excesso dos alimentos processados e ricos das chamas “calorias vazias” — ou seja, calorias que não trazem consigo nutrientes em boa quantidade — podem levar ao ganho de peso da maneira menos saudável.
  3. Problemas digestivos: uma dieta desequilibrada pode promover, por exemplo, a falta de fibras e nutrientes importantes para os aparelhos do sistema digestivo. Como resultado, a má alimentação pode promover constipação, inchaço e desconforto tanto para evacuar, quanto uma dor constante na região abdominal.
  4. Baixa imunidade: A dieta deficitária em vitaminas e minerais acaba por enfraquecer o sistema imunológico ao impedir que o corpo tenha acesso aos compostos necessários para se defender. Isso acaba tornando o corpo mais suscetível a infecções e doenças — bem como complica seu processo de recuperação frente aos possíveis problemas.
  5. Mudanças de Humor: Um dos mais clássicos sinais de má alimentação está na mudança de humor intensa, indo da irritabilidade até os primeiros gatilhos para uma depressão. Tudo isso por conta da falta de nutrientes essenciais pode afetar o equilíbrio químico do cérebro.

Quais são as consequências da má alimentação?

Os efeitos da má alimentação vão além dos sintomas físicos e podem ter sérias consequências para a saúde a longo prazo. Consequências essas que, assim como seus sintomas, conseguem afetar diversos aspectos do bom funcionamento do organismo.

Uma dieta pobre está associada a um maior risco de desenvolvimento de doenças crônicas, como:

  • Obesidade;
  • Diabetes tipo 2;
  • Doenças cardíacas;
  • E certos tipos de câncer.

O consumo excessivo de gorduras saturadas, colesterol e sódio podem aumentar também o risco de hipertensão arterial, doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.

É possível que a má alimentação resulte ainda em problemas metabólicos com a dieta desbalanceada podendo resultar em desequilíbrios hormonais, promovendo resistência à insulina, síndrome metabólica e distúrbios da tireoide e afins.

Por fim, há ainda todo o impacto que este problema pode causar na saúde mental. Estudos mostram que uma dieta pouco saudável pode estar relacionada a um maior risco de declínio cognitivo e doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e demência.

Há ainda a possibilidade de uma alimentação inadequada promover maiores riscos de ansiedade, depressão e outros distúrbios psiquiátricos.

Como combater a má alimentação?

Felizmente, a má alimentação pode ser revertida com mudanças simples no estilo de vida e na maneira que você prepara e escolhe as suas refeições.

  • O primeiro é adotar uma dieta balanceada, preferindo contar com mais alimentos integrais, frutas, vegetais, proteínas magras e grãos integrais do que opções processadas e açucaradas.
  • O segredo para manter a alimentação regrada, aliás, é planejar bem refeições, fazendo o preparo e porcionamento com antecedência para evitar escolhas alimentares impulsivas e garantir que você consuma a variedade de nutrientes e demais elementos necessários.
  • Fique atento aos ingredientes e informações nutricionais nos rótulos dos alimentos, evitando produtos com altos teores de gordura, açúcar e sódio.
  • Adicione, ainda, uma atenção especial à hidratação, a limitação do consumo de bebidas açucaradas e alcoólicas e a ajuda de um nutricionista ou um médico especializado em saúde nutricional para combater a má alimentação de maneira completa e eficiente!

A má alimentação é uma questão séria e, infelizmente, de ocorrência muito comum. Isso faz com que ela tenha um impacto significativo na saúde física e mental de muitas pessoas a pequeno, médio e longo prazo.

Priorizar uma dieta balanceada e nutritiva é essencial para prevenir uma série de doenças e promover um estilo de vida saudável, então siga essas dicas para melhorar sua alimentação e colher os benefícios de uma vida bem nutrida!

Esperamos que tenha gostado de mais um post da Farmácia Indiana! Por aqui você encontra diversos materiais para cuidar da sua saúde e da saúde de quem você ama.

Veja, por exemplo, dicas de saúde bucal infantil para conhecer os melhores e mais completos cuidados com boca, dentes e língua da criançada.

Ah! E você ainda pode contar com o time de farmacêuticos no Espaço Saúde da Farmácia Indiana para conferir mais dicas e orientações para a sua saúde.

Nos vemos por lá!


Clock 5 minutos de leitura