Voltar

12 de março de 2024

Tipos de pele: como identificar a sua? Veja 4 dicas!


Clock 4 minutos de leitura
women celebrating all skin tones

Conhecer as características da pele é fundamental para escolher os produtos adequados para uma rotina de cuidados eficiente. Mas, com tantos termos e especificações diferentes, pode ser um desafio identificar exatamente qual é o seu tipo de pele.

Hoje, a Farmácia Indiana trouxe os tipos de pele que existem e cinco dicas para te ajudar a decifrar os sinais e descobrir qual é a sua, confira!

Conheça o que é e quais os principais tipos de pele

É importante mencionar que o tipo de pele é determinado pela genética. Entretanto, o estado pode variar conforme alguns fatores internos e externos, como: umidade do ambiente, uso de medicamentos, envelhecimento e algumas condições de saúde.

Veja quais são os tipos básicos de pele e suas principais características:

1. Pele normal

A pele normal é uma pele saudável, podendo ser considerada balanceada em termos oleosidade e hidratação. Tem textura suave e poros pouco visíveis, pouco propensa a acne ou ressecamento.

É o tipo de pele desejo de muitas pessoas. Mas não se engane, ela também precisa de cuidados! Para manter o equilíbrio e a elasticidade, a pele normal deve ser cuidada com produtos específicos para uma limpeza suave diária, hidratação regular e proteção solar.

2. Pele seca

A pele seca é aquela que tem mais dificuldade em reter água em quantidade necessária para se hidratar e ficar com aparência saudável.

Os poros são menos visíveis e pode haver descamação superficial. É um tipo de pele mais comum em mulheres do que em homens, ficando mais ressecada com o avanço da idade.

Normalmente, pessoas com pele mais seca tem a sensação de repuxamento e aspereza. Por isso, requer cuidados específicos para manter a umidade e prevenir o ressecamento.

  • Hidratação intensa com cremes e loções;
  • Evitar lavar o rosto com água quente;
  • Utilizar produtos suaves e sem álcool

Essas são algumas atenções para ter com a pele seca.

Confira: Top 3 Hidratantes para usar no inverno sem errar.

3. Pele oleosa

A pele oleosa tem uma alta produção de sebo. Além disso, apresenta poros dilatados e visíveis e tem alta propensão a acne e cravos.

Entretanto, alguns cuidados com produtos livres de óleo podem minimizar esses problemas, como uma limpeza regular com um sabonete líquido e uma hidratação leve e não comedogênica.

4. Pele mista

Na pele mista, como o próprio nome sugere, temos áreas oleosas e secas. Geralmente, a zona T, que abrange a testa, o nariz e o queixo, tem uma produção excessiva de sebo e as bochechas tem pele mais seca.

Por isso, a pele mista tem poros visíveis em algumas regiões, possibilidade de acnes e apresenta algumas áreas descamadas. O cuidado da pele mista deve ser focado em controlar a oleosidade da zona T e hidratar as áreas mais secas.

Como identificar o seu tipo de pele?

A Farmácia Indiana recomenda sempre que você consulte um dermatologista para se aconselhar sobre os cuidados com a pele. Abaixo, trouxemos algumas dicas de como você pode identificar se ela é normal, seca, oleosa ou mista:

Observe a sensação após a limpeza

Após lavar o rosto, observe como sua pele se sente.

Se ela estiver repuxando e com uma sensação de desconforto, é provável que você tenha a pele seca.

  • Caso sinta uma sensação oleosa, sua pele pode ser oleosa.
  • Se você não sentir ressecamento ou oleosidade excessiva, é um indício de que sua pele é normal.

Avalie os poros

Os poros são uma característica importante para identificar o tipo de pele.:

  • Poros visíveis e dilatados indicam pele oleosa;
  • Pequenos poros e uma textura suave são características da pele normal;
  • Já a pele seca pode apresentar poros mais discretos.

Considere a presença de acne

A propensão à acne também pode indicar o tipo de pele. Peles oleosas tendem a ser mais propensas a espinhas e cravos devido à produção excessiva de sebo. Se elas estiverem concentradas na zona T, é um indicativo de que sua pele é mista.

Sofrendo com espinhas e cravos? Confira nossas dicas de como cuidar da pele acneica.

Observe as linhas de expressão

As linhas de expressão também oferecem pistas sobre o tipo de pele:

  • A pele seca pode apresentar linhas finas precoces;
  • A pele oleosa pode ter uma tendência menor a rugas;
  • A pele normal, geralmente, tem uma aparência equilibrada nesse aspecto.

tipo de pele

Identificar o tipo de pele é o primeiro passo para desenvolver uma rotina de cuidados adequados. É importante lembrar que os tipos de pele podem mudar ao longo do tempo devido a fatores como idade, clima e produtos utilizados para a skincare.

Ao entender as necessidades específicas de sua pele, você poderá escolher tratamentos que se beneficiarão da melhor maneira possível. Experimente as dicas acima e ajuste sua rotina de cuidados com a pele para alcançar um brilho saudável e duradouro!

Aproveite para conferir as promoções de produtos para a sua skincare e veja como fazer uma rotina de cuidados com a pele no verão!

Continue acompanhando o blog da Farmácia Indiana para mais conteúdos sobre cuidados com a saúde e beleza!


Clock 4 minutos de leitura