Voltar

29 de fevereiro de 2024

Primeiros sintomas de Alzheimer: saiba como identificar


Clock 4 minutos de leitura
65 years old stroke survival emotional image alzheimer s dementia mental health human memory

O Alzheimer é um dos tipos mais comuns de demência, tendo como sintoma mais conhecido a perda de memória.

Normalmente, a condição acomete pessoas com mais de 60 anos — e muitas vezes é confundida com esquecimentos comuns do processo de envelhecimento.

É importante destacar que esse tipo de distúrbio neurodegenerativo também pode ocorrer em pessoas mais jovens, apesar de ser mais raro, entretanto é preciso ficar alerta para identificar a doença logo no início.

Além da alteração na memória, existem outros primeiros sintomas de Alzheimer que podem ajudar em um diagnóstico precoce.

Prontos?!

O que é Alzheimer?

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva que afeta principalmente a memória, o pensamento e o comportamento. Ela se caracteriza pelo acúmulo de proteínas no cérebro, prejudicando a comunicação entre as células nervosas.

A doença evolui em três estágios: inicial, intermediário e avançado. Infelizmente, não há cura para o Alzheimer, mas tratamentos e cuidados podem ajudar a gerenciar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos afetados.

Como é o início do mal de Alzheimer? Conheça os principais sintomas!

Os sintomas do Alzheimer progridem lentamente. Um esquecimento ou uma confusão mental podem passar despercebidos, entretanto é sempre válido se atentar aos demais indicativos que são:

1. Perda de memória recente

Um dos primeiros sintomas de Alzheimer é a perda de memória de qualquer tipo, seja ela:

  • Informações básicas do dia a dia;
  • Compromissos marcados;
  • Datas importantes;
  • Repetição da mesma pergunta diversas vezes.
  • Perda de itens pessoais;
  • Esquecer nomes de pessoas, lugares e objetos.

Pessoas olhando fotos em álbum

2. Problemas de planejamento e resolução de problemas

Além da memória, o Alzheimer também afeta a concentração. Por isso, a pessoa no início da doença pode apresentar dificuldades em realizar tarefas simples.

  • Ao notar que uma tarefa que demande um passo a passo esteja demorando muito, vale ficar atento;
  • A demora de realizar coisas que geralmente eram feitas rapidamente também é um indicativo;
  • É válido notar também a perda de agilidade com números em cálculos, divisões, etc.

3. Confusão temporal e espacial

A confusão temporal e espacial é um sintoma comum nas fases iniciais de Alzheimer. Essa manifestação da doença está relacionada à dificuldade da pessoa em compreender e manter a noção do tempo e do espaço.

É comum pessoas com Alzheimer se perderem enquanto andam na rua e ficarem confusas quanto ao dia da semana, com as estações e com a ordem das coisas.

4. Dificuldade na expressão oral e escrita

A dificuldade em participar de conversas e encontrar as palavras certas para escrever um texto é outro sintoma que pode estar associado ao início do Alzheimer.

A pessoa pode também se confundir com o nome de algumas coisas ou repetir diversas vezes a mesma frase.

5. Alterações no comportamento e na personalidade

Mudanças de humor, irritabilidade, ansiedade ou isolamento social também são comuns no início da doença.

A pessoa pode deixar de fazer coisas que gosta, se afastar de familiares e amigos e ter dificuldades para se concentrar em hobbies que antes a faziam bem.

As pessoas que estão mais próximas de alguém com Alzheimer podem observar alterações de humor recorrentes sem uma explicação visível, como choro ou angústia.

Gostaria de continuar aprendendo sobre doenças? Temos um conteúdo exclusivo sobre a vacina da dengue! Acesse e confira o que é, como funciona e a importância do imunizante.

6. Dificuldade de tomar decisões

A dificuldade em tomar decisões é um dos sintomas cognitivos que podem se manifestar nas fases iniciais de Alzheimer.

Isso está relacionado à capacidade de processar informações e avaliar opções como certo ou errado. O interessante é que a situação pode acontecer em aspectos do dia a dia, como decidir o que vestir, o que comer ou o que fazer.

A capacidade prejudicada de tomar decisões pode ter implicações nas finanças pessoais, segurança e no gerenciamento de responsabilidades diárias.

Homem idoso montando quebra-cabeças

Quando suspeitar de Alzheimer?

Os primeiros sintomas de Alzheimer podem ser “comuns” na vida da maioria das pessoas e por isso podem ser confundidos.

Por exemplo, com a correria do dia a dia ou com um alto nível de stress é normal esquecermos algumas coisas, nos irritarmos, não querer sair ou se confundir com alguma informação.

A principal diferença é que em uma pessoa com Alzheimer essas situações não são isoladas, elas ocorrem com frequência e vão piorando.

Caso você identifique em um familiar ou amigo algum dos primeiros sintomas de Alzheimer que citamos, é importante buscar ajuda de um médico especialista e iniciar um tratamento o mais rápido possível.

Isso porque o diagnóstico precoce de qualquer doença ajuda no tratamento e na melhor qualidade de vida do paciente.

Continue acompanhando o blog da Farmácia Indiana para ficar informado sobre os principais assuntos de saúde e bem-estar.

Até a próxima!


Clock 4 minutos de leitura