Voltar

5 de março de 2024

Melatonina: o que é, para que serve e principais benefícios


Clock 4 minutos de leitura
Homem apoiado em um travesseiro branco

Você já reparou que, quando chega a noite ou quando você desliga a luz para dormir, o seu corpo relaxa e o sono chega? Isso acontece devido à melatonina, um hormônio produzido naturalmente pelo corpo humano, também conhecido como “hormônio do sono”.

Hoje, vamos entender, com detalhes, o que é melatonina, como estimular naturalmente sua produção e quando a sua suplementação pode ser indicada pelos médicos.

Confira!

O que é melatonina?

A melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo nosso corpo, mais especificamente na glândula pineal, localizada no cérebro.

Ela desempenha um papel fundamental na regulação do ciclo circadiano, que basicamente é o responsável pelas variações biológicas dos seres vivos durante o período de 24 horas influenciado pela variação de luz e escuridão.

A produção de melatonina é influenciada diretamente pela luz: na ausência de luz ela aumenta e ajuda a induzir o sono e diminui durante o dia, quando estamos expostos à luz — consequentemente, a melatonina se popularizou como “hormônio do sono”.

Entretanto, quando a falta da substância pode estar associada a diversos fatores como stress, estímulos luminosos em excesso perto da hora de adormecer, em crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista), TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) e também é comum na terceira idade. Isso porque nestes casos, o nível de melatonina liberado no corpo pode ser menor que o necessário para estimular o sono.

Como funciona a melatonina?

A liberação da melatonina ajuda a desacelerar o ritmo do corpo. Ela ocorre quando o organismo percebe a falta de estímulos luminosos, o que naturalmente acontece no fim do dia.

Acontece basicamente assim:

  1. A retina percebe a falta de luz;
  2. É enviado uma mensagem para a glândula pineal;
  3. O corpo inicia a produção do hormônio, sinalizando ao organismo que é hora de dormir.

Geralmente o pico de liberação da melatonina ocorre entre 2 e 3 horas da madrugada. Quando amanhece, a produção do hormônio cessa devido à presença da luz solar.

Qual é o efeito da melatonina?

Além da regulação do sono — que já destacamos —, a melatonina possui outras propriedades que podem ter efeitos benéficos no sistema imunológico.

Veja alguns dos principais efeitos da melatonina:

1. Antioxidante

A melatonina possui propriedades antioxidantes que ajudam a combater o stress oxidativo do corpo, protegendo as células contra danos causados pelos radicais livres.

2. Modulação do sistema imunológico

A ação oxidante associada a qualidade do sono ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

A fase do sono é responsável por restaurar a imunidade e auxilia o corpo a produzir os anticorpos necessários para se proteger.

3. Regulariza o humor

Dormir bem também é importante para a manutenção do humor. A privação de sono pode causar estresse, desencadear transtornos psicológicos como ansiedade e depressão.

É aqui que o hormônio do sono entra em ação! Com uma boa noite de sono, as chances de acordar com o pé direito no outro dia são bem maiores.

É saudável tomar melatonina?

Sem dúvidas! A melatonina pode ser sintetizada ou extraída de fontes animais e ser usada como suplementação.

Seu uso foi autorizado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), com consumo máximo de 0,21mg por dia. O hormônio pode ser vendido sem receita para pessoas acima de 19 anos em casos de:

  • Distúrbios do ritmo circadiano;
  • Insônias;
  • Pessoas com baixa produção de melatonina;
  • Crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) ou TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).

A melatonina é contraindicada para crianças, lactantes, gestantes e em pessoas com algumas enfermidades específicas. Por isso, é importante que o seu uso e a dosagem correta sejam sempre indicados por um médico.

Se você está buscando por melatonina para comprar, na Farmácia Indiana, você encontra produtos de qualidade! Entre os principais produtos, temos:

Como estimular a produção de melatonina no organismo?

Caso você esteja com dificuldades de dormir ou regular o sono, tomar melatonina nem sempre é a solução.

Isso porque existem formas de estimular naturalmente a produção do hormônio, veja algumas dicas:

  1. Reduza ou desligue as luzes no ambiente que você está próximo da hora de dormir;
  2. Escolha um exercício físico que te faça bem e pratique-o regularmente;
  3. Reduza estímulos sonoros e visuais pelo menos 30 minutos antes de dormir;
  4. Tenha hábitos alimentares saudáveis, evitando excesso no período da noite;
  5. Mantenha uma rotina de sono com horários fixos para dormir e acordar;
  6. Deixe a temperatura do quarto agradável;
  7. Crie um ritual na hora de dormir conforme o que gosta: experimente ler um livro, tomar um banho quente ou ouvir uma música relaxante.

Esperamos que você tenha gostado de saber um pouco sobre a melatonina! Use essas informações para cuidar da sua saúde e continue acompanhando o blog da Farmácia Indiana para mais conteúdos sobre saúde e bem-estar!

Caso queira continuar aprendendo sobre cuidados com a saúde, temos um conteúdo incrível sobre os cuidados que devem ser feitos com a pele no verão!

Até lá!


Clock 4 minutos de leitura