Voltar

30 de abril de 2024

Protetor solar no inverno: importância e como usar


Clock 4 minutos de leitura
woman doing her selfcare ritua2l

É de conhecimento geral que os cuidados com a pele devem ter uma atenção especial no calor, com um destaque para o uso diário de protetor solar na sua rotina de cuidados com a pele no verão, principalmente caso sua rotina envolva exposição ao sol. Mas o que muita gente não considera, no fim das contas, é a importância do uso de protetor solar no inverno.

Não se deixe enganar: já adiantamos que a aplicação desse produto na época mais fria do ano é muito mais importante do que parece! Quer entender melhor? Então, siga conferindo o post do blog da Farmácia Indiana para saber o porquê e as melhores recomendações de uso.

Boa leitura!

Por que é importante usar protetor solar no inverno?

O uso do protetor solar no inverno se torna muito importante, inicialmente, porque a incidência dos raios solares costumam ser alta em todo o Brasil.

Muitos confundem o fato de o inverno trazer temperaturas mais baixas com um “sol mais fraco”, sendo que a ação dos raios UVA e UVB em dias de céu aberto seguem sendo potentes e agressivas à pele. Ou seja, ainda em dias nublados ou de chuva, há a presença dos raios solares que seguem sendo capazes de promover problemas como:

  • Aparição de rugas;
  • Promoção ou aumento de manchas, pintas e sinais;
  • Aspecto de flacidez;
  • Queimaduras e vermelhidões.

Outro aspecto a se considerar é o efeito do frio característico do inverno na pele desprotegida: o ressecamento. Os ventos mais intensos atrelados ao clima mais seco acabam afetando consideravelmente a estrutura da derme, deixando a pele mais fragilizada na resistência frente aos raios solares.

Como usar protetor solar no inverno?

O uso do protetor solar no inverno, assim como no verão e nas demais estações, deve ser diário, com a inclusão desse tipo de produto sendo feita na sua rotina de cuidados com a pele tanto do rosto como do restante do corpo.

Outra dica importante que, de certa forma, se repete nos outros contextos, é a reposição das camadas aplicadas de protetor no decorrer do dia. Apesar de o frio diminuir o calor e, consequentemente, o suor — além do clima mais frio afastar muitas pessoas da sua rotina de atividades de contato intenso com a água, como a natação —, o recomendado é reforçar o protetor na face e no corpo a cada 2 horas.

Qual tipo de protetor solar usar no inverno?

A indicação no uso de protetor solar no inverno é que seja dada a preferência para aqueles que também são caracterizados como dermocosméticos.

Ou seja, ao escolher um produto para aplicação, é importante que, além do bloqueio contra os raios solares — que sejam no mínimo de 30 FPS —, haja componentes que colaborem com a nutrição, a manutenção da elasticidade do tecido cutâneo e, caso necessário, apresente potenciais clareadores para o tratamento estético de manchas.

Além disso, o principal complemento a se considerar na escolha do seu protetor solar no inverno é o potencial de hidratação por conta do alto nível de ressecamento da pele quando exposta aos ventos frios em meio a um clima mais seco. Contra esse contexto característico do período mais frio do ano, contar com uma camada de proteção contra os raios solares que te ofereça hidratação reforçada é uma excelente alternativa!

Esse aspecto, aliás, faz com que opções em creme sejam as mais indicadas, dado o potencial mais alto de hidratação proporcionado pela textura. Caso sua pele já apresente problemas com oleosidade — como ocorre na pele acneica —, é plenamente possível encontrar alternativas mesmo em gel que são capazes de te atender sem agravar a situação.

Aproveite para conferir no blog os 3 melhores hidratantes para se usar no inverno!

Pronto! Agora você conhece os principais detalhes referentes ao uso de protetor solar no inverno, desmistificando o senso comum de que, com o clima mais frio, o filtro solar é dispensável. Os raios solares seguem sendo exigentes com a pele mesmo nos dias nublados e de temperaturas menores — com o frio e o vento característicos do inverno, aliás, podendo agravar alguns problemas de pele relacionados à desidratação e peles mais sensíveis.

Já fica também o nosso convite para você navegar pelas páginas da Farmácia Indiana referentes aos protetores solares dermocosméticos, produtos capazes de bloquear os intensos raios de sol enquanto oferecem tratamentos de rejuvenescimento, hidratação e demais benefícios para a pele.

Há ainda a ala de protetores dermocosméticos disponíveis em uma variedade de tonalidades, visando garantir uma aplicação uniforme, evitando aquele aspecto em que fique nítida a aplicação do creme, gel ou loção na face.

Quanto aos demais materiais do nosso blog, você pode aproveitar para garantir ainda mais informações sobre os cuidados com sua pele e os melhores produtos para atender às suas necessidades. É possível adicionar aos seus cuidados diários com a pele da face, junto à aplicação do filtro solar no inverno, o uso de produtos com vitamina C para o rosto, confira!

Até o próximo post!


Clock 4 minutos de leitura